 Academia Saber+ iniciou o ano letivo no dia 7 de outubro com um número recorde de inscritos desde que começou o seu funcionamento, em 2015. Este ano são 123 os inscritos, o que representa um aumento de quase 25% em comparação com o ano anterior. Lembramos que a Academia iniciou a sua atividade no ano letivo 2015-2016 com cerca de 50 alunos inscritos, ou seja, quase que triplicou a adesão, tendo-se verificado uma trajetória de crescimento ao longo destes anos de funcionamento. Entre os inscritos há a registar a frequência de 36 “alunos” de nacionalidade estrangeira que estão a residir em Mortágua, alguns dos quais estão desde o primeiro ano da Academia. São naturais de Inglaterra, Holanda, França, Estados Unidos, Malásia e Trindade e Tobago. O plano curricular integra as disciplinas de Investigação, Cidadania e Património; Informática; Inglês (regular e interativo); Música; Cavaquinho; Expressões; Área-Projeto e Português para Estrangeiros. Esta última disciplina é uma novidade absoluta neste ano letivo e surgiu da necessidade de dar resposta ao número crescente de estrangeiros que frequentam a Academia, e consequentemente, de promover uma maior familiaridade destes com a língua portuguesa, em termos de comunicação, aprendizagem e interação. Além da componente letiva (disciplinas teóricas e práticas), o Plano de Atividades da Academia contempla também outras atividades complementares, inseridas na Área-Projeto ou áreas curriculares, tais como visitas pedagógicas, workshops e palestras, bem como atividades socioculturais e lúdicas (comemoração de efemérides, eventos tradicionais, convívios), que contribuem para reforçar os laços de união, amizade e companheirismo, que são uma parte fundamental na vivência e no espírito da Academia. .JPG) | .JPG) |
A Academia tem como destinatários pessoas com 50 ou mais anos que queiram “saber mais”, como sugere a própria designação da mesma, adquirir novas competências, alargar aprendizagens, sendo também um espaço promotor de Socialização, Ocupação Ativa do tempo (e da mente), Participação e Cidadania. Aqui o modelo de ensino-aprendizagem é diferente de uma escola normal (até porque não há avaliação de conhecimentos ou marcação de faltas), tendo uma abrangência muito grande em termos de estratos sociais, profissionais e níveis de escolaridade. Este é também um projeto de partilha e enriquecimento mútuo, na medida em que pretende colher e valorizar toda a riqueza de experiências e saber acumulado das pessoas em prol da comunidade. Concretizam-se assim as sábias máximas de que não há idade para aprender, que a aprendizagem se faz ao longo da vida e que todos temos a aprender uns com os outros. Decorridos quatro anos letivos após a sua criação, a importância e o sucesso deste projeto está bem evidenciado no crescimento da Academia, nas dinâmicas desenvolvidas e no seu envolvimento na vida cultural e social do concelho. .JPG)
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