Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Academia Saber+ com número recorde de inscritos

2019-11-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Academia Saber+ iniciou o ano letivo no dia 7 de outubro com um número recorde de inscritos desde que começou o seu funcionamento, em 2015.

Este ano são 123 os inscritos, o que representa um aumento de quase 25% em comparação com o ano anterior. Lembramos que a Academia iniciou a sua atividade no ano letivo 2015-2016 com cerca de 50 alunos inscritos, ou seja, quase que triplicou a adesão, tendo-se verificado uma trajetória de crescimento ao longo destes anos de funcionamento.

Entre os inscritos há a registar a frequência de 36 “alunos” de nacionalidade estrangeira que estão a residir em Mortágua, alguns dos quais estão desde o primeiro ano da Academia. São naturais de Inglaterra, Holanda, França, Estados Unidos, Malásia e Trindade e Tobago.

O plano curricular integra as disciplinas de Investigação, Cidadania e Património; Informática; Inglês (regular e interativo); Música; Cavaquinho; Expressões; Área-Projeto e Português para Estrangeiros. Esta última disciplina é uma novidade absoluta neste ano letivo e surgiu da necessidade de dar resposta ao número crescente de estrangeiros que frequentam a Academia, e consequentemente, de promover uma maior familiaridade destes com a língua portuguesa, em termos de comunicação, aprendizagem e interação.

Além da componente letiva (disciplinas teóricas e práticas), o Plano de Atividades da Academia contempla também outras atividades complementares, inseridas na Área-Projeto ou áreas curriculares, tais como visitas pedagógicas, workshops e palestras, bem como atividades socioculturais e lúdicas (comemoração de efemérides, eventos tradicionais, convívios), que contribuem para reforçar os laços de união, amizade e companheirismo, que são uma parte fundamental na vivência e no espírito da Academia.

A Academia tem como destinatários pessoas com 50 ou mais anos que queiram “saber mais”, como sugere a própria designação da mesma, adquirir novas competências, alargar aprendizagens, sendo também um espaço promotor de Socialização, Ocupação Ativa do tempo (e da mente), Participação e Cidadania. Aqui o modelo de ensino-aprendizagem é diferente de uma escola normal (até porque não há avaliação de conhecimentos ou marcação de faltas), tendo uma abrangência muito grande em termos de estratos sociais, profissionais e níveis de escolaridade. Este é também um projeto de partilha e enriquecimento mútuo, na medida em que pretende colher e valorizar toda a riqueza de experiências e saber acumulado das pessoas em prol da comunidade.

Concretizam-se assim as sábias máximas de que não há idade para aprender, que a aprendizagem se faz ao longo da vida e que todos temos a aprender uns com os outros.

Decorridos quatro anos letivos após a sua criação, a importância e o sucesso deste projeto está bem evidenciado no crescimento da Academia, nas dinâmicas desenvolvidas e no seu envolvimento na vida cultural e social do concelho.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade