Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Feira da Castanha, do Mel e Outros Produtos Regionais em Quilho

2019-10-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ) levou a efeito a XII Feira da Castanha, do Mel e Outros Produtos Regionais, que juntou gastronomia tradicional, produtos locais e animação.

Realizada nos dias 26 e 27 de Outubro, a feira atraiu várias centenas de pessoas até ao frondoso Parque de Merendas de Quilho, inserido no vale onde se podem encontrar inúmeros castanheiros que dão o mote à feira.

Ao almoço os visitantes puderam degustar a gastronomia rica de sabores tradicionais, baseada na matança do porco e na Sopa da Matança, além de outros pratos confecionados com o produto de eleição da feira, como sopa de castanha e rojões com castanha. Para completar a refeição não faltaram os doces, como as filhós com mel, os pastéis de castanha e o típico Bolo de Cornos. O ambiente teve animação musical constante, com grupos e artistas de música popular.

No espaço da feira à moda antiga, os visitantes podiam adquirir as castanhas e variados produtos agrícolas, como nozes, pão caseiro, mel, licores, numa verdadeira mostra do mundo rural.

Um dos objetivos da Feira é apoiar os pequenos produtores locais a escoar os seus produtos, permitindo que obtenham um rendimento complementar à sua atividade normal.

Na zona dedicada aos expositores sobressaíam os produtos regionais, destacando-se os enchidos de fumeiro, o queijo da Serra da Estrela, os vinhos de produção local, além de atividades económicas diversas.

Ao final da tarde teve lugar o tradicional Magusto, oferecido a todos os presentes, para acompanhar com água-pé.

Mário Esteves, da ADESQ, resumiu assim a ideia que presidiu à criação da feira, há 12 anos: “Quisemos valorizar esta envolvência natural, a castanha que abunda ao longo deste vale, a boa gastronomia, os produtos da terra, a que juntámos a animação, com o objetivo de proporcionar um dia diferente e um dia agradável a quem nos visita. Ao mesmo tempo foi uma forma de apoiar o mundo rural, pensando nas pessoas e na vida agrícola que caracteriza esta aldeia e a freguesia”. Entretanto, o evento cresceu, o espaço da feira e os expositores aumentaram: “No primeiro ano da feira tivemos cerca de 300 pessoas, hoje recebemos alguns milhares, o que é muito gratificante para uma aldeia com cerca de 80 moradores”. Mário Esteves realça o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Espinho, quer a nível da execução de melhoramentos quer a nível da realização do evento.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, que marcou presença na inauguração e no desenrolar do evento, refere que a feira de Quilho ganhou o seu estatuto por direito próprio, o seu lugar na agenda de eventos do concelho e da região, realçando que tal “é resultado do trabalho, união e esforço das gentes de Quilho”. Júlio Norte destaca o papel impulsionador e dinâmico de Mário Esteves, que acompanhado de uma Direção e uma população muito unida, souberam materializar a máxima “o homem sonha, a obra nasce”. “Há aqui um grande sentido de união, entreajuda, voluntariado, amor à sua terra, que se traduz depois neste magnífico evento, que já tem uma divulgação que ultrapassa as fronteiras do concelho”, diz.

No próximo ano, a Feira da Castanha e do Mel deverá associar-se às comemorações da geminação Mortágua - Figueira da Foz, com um programa adequado às circunstâncias. Este ano, mais de uma centena de pessoas, oriundas daquela cidade-praia, deslocaram-se em dois autocarros com o propósito de visitar a feira.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade