Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Proteção Civil Municipal já promoveu a destruição de cerca de 1100 ninhos de vespa asiática

2019-10-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua, através do seu Gabinete de Proteção Civil, já promoveu a destruição de cerca de 1100 ninhos de vespa asiática (também conhecida por vespa velutina), nos últimos três anos. Logo que os primeiros ninhos foram detetados na área do concelho, o Município implementou um plano de combate e erradicação desta praga, recorrendo a técnicos especializados neste tipo de operações. Normalmente os ninhos estão situados nas copas das árvores ou locais de difícil acesso, sendo necessário pessoal e equipamento que permita realizar as operações com segurança e eficácia.

“Se a estes juntarmos algumas centenas que foram destruídos por populares, estávamos, sem dúvida, perante uma verdadeira praga”, refere o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que destaca ainda a campanha de informação que foi feita e os ensinamentos que foram dados para a construção de “armadilhas artesanais”, as quais mataram milhares de vespas.

A presença da vespa velutina causou grandes prejuízos aos apicultores do concelho, e simultaneamente, gerou algum alarme na população, tendo já havido pessoas que foram atacadas, e que nalguns casos, necessitaram mesmo de tratamento hospitalar. Atualmente, em consequência da vigilância e ação desenvolvida pelo Município, pelos apicultores e populares, a situação está sob controle. “Temos conseguido dar resposta ao problema e minorar o seu impacto, mas com elevados custos para o Município”, refere o presidente da Câmara. Ate à data, o Município já investiu alguns milhares de euros no controle e combate à praga da vespa velutina e não recebeu qualquer apoio, lembra. “Agora que a velutina chegou aos grandes centros urbanos, pode ser que haja mais atenção por parte das entidades oficiais com competência nesta área”, diz.

Júlio Norte considera imperioso que se neutralize em definitivo esta invasão da vespa asiática, uma vez que está em causa a sustentabilidade da atividade apícola e de micro e pequenas empresas. Além disso, lembra, a polinização das abelhas é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, a biodiversidade, e sem esse processo natural várias atividades humanas são afetadas”.

O Gabinete de Proteção Civil Municipal alerta as pessoas para, no caso de detetarem um ninho de vespa asiática, não tomarem qualquer ação precipitada, pondo em risco a sua integridade física ou mesmo a vida. Nessa situação, deverão afastar-se do local, alertar as pessoas para o perigo existente, e entrar em contato com a Câmara Municipal, ou a Junta de Freguesia, para que se proceda à destruição do ninho de forma adequada e segura.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade