Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua já recebeu mais de 1000 visitantes que estão a percorrer a Rota da Nacional 2

2019-10-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Desde que foi criada a Rota da Estrada Nacional 2, são cada vez mais as pessoas e os grupos que fazem este itinerário, à descoberta do país real. A EN2 é a estrada mais comprida de Portugal, com mais de 300 quilómetros, ligando Chaves a Faro. Esta é a terceira estrada mais extensa do mundo, a seguir à Route 66 dos Estados Unidos da América (EUA) e à Ruta 40 da Argentina.

Mortágua é um dos 35 concelhos que integra aquele itinerário e um ponto de paragem habitual de automobilistas e motociclistas e ciclistas, que aproveitam a estadia para apor o carimbo municipal no passaporte da Rota da Nacional 2, que atesta a passagem por cada localidade atravessada por aquela estrada.

De acordo com o registo feito pelo Posto de Turismo do Município, a esmagadora maioria dos visitantes são nacionais, mas também há estrangeiros, nomeadamente de Espanha, França e Brasil. Serve de exemplo a visita de um grupo de motociclistas vindos de Espanha, mais concretamente de Sevilha, no passado mês de setembro. Segundo nos informaram, são todos profissionais do Corpo Nacional de Polícia daquela cidade espanhola, e a grande maioria já conhecia Portugal. Disseram estar encantados com o passeio ao longo da rota, as paisagens, os monumentos, e sobretudo a boa gastronomia. No total, percorreram 2300 km entre Sevilha e Portugal (ida e volta).

No corrente mês tivemos a visita de um simpático casal, oriundo do concelho da Marinha Grande. Hugo Henriques e Lurdes tavares estavam a percorrer a Rota da EN2 por duas etapas, tendo desta feita iniciado no Sardoal (concelho de Abrantes) com destino a Chaves. Para o próximo ano ficará a segunda etapa, entre Abrantes e Faro.

A paragem em Mortágua, à hora do almoço, serviu não só para carimbar o passaporte da Rota da EN2 e conhecer o centro da Vila, como constituiu ainda oportunidade de saborear a nossa Lampantana num restaurante local. “Nos locais onde paramos procuramos sempre os pontos de interesse turístico e saborear de preferência a gastronomia local”, contou Hugo Henriques. A deslocação fez-se numa velhinha “Vespa”, razão pela qual não puderam fazer muitos quilómetros por dia. “Esta vespa é de 1970, até aqui tem-se aguentado bem”, referiu-nos.

Desde 2017, altura em que o Município de Mortágua aderiu à Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, calcula-se que mais de um milhar de pessoas já terão visitado o concelho no âmbito daquela rota turística. Destas, cerca de 700 deslocaram-se a um dos vários locais da Vila onde é possível carimbar o passaporte. A adesão do Município foi anterior à disponibilização deste documento, o que aconteceu em setembro de 2018.

Atualmente, o Município de Mortágua está integrado na Rota da Nacional 2, Grande Rota do Bussaco, Grande Rota do Mondego e Caminhos de Santiago. O conjunto destas rotas abrange um leque diversificado de pontos de interesse e de visitação, associados ao turismo de natureza, cultural, patrimonial e espiritual. O presidente de Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que “o conjunto dessas rotas, juntamente com os pontos de interesse locais, como o Centro de Interpretação das Invasões Francesas, os Percursos Pedestres, os Núcleos Museológicos, a Albufeira da Agueira, a Gastronomia, permite alcançar um público mais abrangente de visitantes e mais distribuído ao longo do ano”. Segundo Júlio Norte, a integração nestas rotas ajuda a promover o concelho, mas não só: “Mais visitantes significa também mais ganhos para a economia local, nomeadamente para os setores da Restauração, Hotelaria e Alojamento. Bastará pensar que se não estivéssemos integrados na rota da EN2, provavelmente estas 700 pessoas não teriam visitado Mortágua, que é já um número significativo”.

Há cerca de três meses foi também lançado concurso para a execução da Ecovia do Mondego (prolongamento da Ecopista do Dão), que vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, representando mais uma aposta no turismo com ligação à natureza.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade