Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município de Mortágua distingue UDP de Wormeldange

2019-08-16

 

 

No dia em que arrancou a Festa da Juventude/Feira das Associações, o Município de Mortágua prestou homenagem à União Desportiva Portuguesa de Wormeldange. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

A assistir à cerimónia estiveram ainda o presidente da CIM-Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, presidentes de Câmara de vários municípios da região, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, Comandante do Destacamento Territorial da GNR, entre outros representantes de Instituições Locais. Na assistência encontravam-se várias dezenas de emigrantes, radicados no Luxemburgo e noutros países, membros da UDP Wormeldange, que quiseram testemunhar este ato de grande simbolismo e significado para a nossa comunidade emigrante.

“Mortágua não esquece os filhos da terra!. Desta forma, vem o Município de Mortágua prestar publicamente gratidão e reconhecimento à U.D.P. de Wormeldange, seus corpos sociais e massa associativa, enaltecendo a sua dedicação, e empenho, o seu exemplo único de altruísmo, solidariedade e cidadania”, lê-se no diploma, que juntamente com uma placa, foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, ao presidente da Direção da UDP Wormeldange,Horácio Martins, um nosso conterrâneo.

Justificando a homenagem, Júlio Norte afirmou que a UDP “é um bom exemplo para todos nós”, sublinhando “o tanto que tem dado a esta terra”. E prosseguiu: “A UDP tem uma obra extraordinária. Tem sido tudo”, lembrando os apoios, desde donativos financeiros, à oferta de viaturas, a Associações e Instituições de Solidariedade Social do concelho, como Bombeiros, Santa Casa da Misericórdia, Escola de Cães-Guia, Centro Balmar, Mortágua Futebol Clube, entre outras. Este ano não foi exceção, tendo a UDP contemplado com donativos os Bombeiros Voluntários de Mortágua e a União Cultural, Recreativa e Desportiva de Vila Gosendo.

Júlio Norte aproveitou a ocasião para anunciar que propôs e o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada na manhã daquele mesmo dia, a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal à União Desportiva Portuguesa de Wormeldange (UDP), uma decisão que vai ainda ser ratificada pela Assembleia Municipal. “Eles merecem a medalha e de que maneira”, afirmou, realçando o trabalho excelente que a UDP tem feito, ao longo do tempo, “em favor das Associações e Instituições do nosso concelho”.

Destacou ainda o papel desenvolvido pela Confederação Portuguesa da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, e em particular o trabalho desenvolvido pela conterrânea Paula Martins, que já dirigiu esta entidade, sendo atualmente Vice-Presidente. “ É a CCPL que dá a mão a muitos portugueses, que não sabem a língua, nem nada dos seus deveres, quando estes chegam ao Luxemburgo”.

Paula Martins, em representação da CCPL, lembrou que o principal objetivo do trabalho levado a cabo pela CCPL é a integração dos portugueses nos vários domínios da sociedade luxemburguesa. “Estou no Luxemburgo há 50 anos e a mensagem que eu procuro passar é que nós queremo-nos integrar, não é sermos assimilados, é mostrar o que a gente traz, a nossa cultura, e também queremos conhecer a cultura dos luxemburgueses”.

Na abertura da sessão foi exibido um pequeno filme que retratava a vida dos emigrantes portugueses no Luxemburgo, que avivou memórias e fez soltar uma lágrima no canto do olho nos emigrantes ali presentes, em particular nos que estão radicados há algumas décadas naquele país, e que partiram e chegaram em condições bem mais duras do que aquelas que encontraram as gerações mais novas.

O presidente da Direção da UDP Wormeldange, Horácio Martins, sublinhou que o trabalho desenvolvido pela UDP “vê-se”, mas é resultado de muito esforço, dedicação e espírito de sacrifício. “Temos ajudado com aquilo que podemos todas as associações do nosso concelho. Uns com mais outros com menos, mas toda a gente tem recebido alguma coisa”.

Horácio Martins dirigiu palavras de apreço à Câmara Municipal de Mortágua, e em especial ao seu Presidente, bem como às associações locais, “que sempre nos têm ajudado e nós em contrapartida com o que fazemos vamos tentando compensar”. A presença de uma tasquinha de Wormeldange nas festas, o que acontece de forma ininterrupta desde 2006, sublinhou, “é também uma forma de manter a nossa geminação bem vincada”.

Presente na sessão, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, enalteceu o ato de homenagem prestado pelo Município:“ A atribuição do Grau Ouro do Município não é pouca coisa. É um estatuto que deve ser reconhecido”, assinalou, destacando de seguida o “trabalho de mérito público desenvolvido ao serviço dos outros” pela UDP. Luís Carneiro afirmou que “o país fará sempre pouco pelo que os emigrantes merecem do seu país”, considerando o seu contributo para o desenvolvimento do nosso país. “Tenho de destacar o contributo que os emigrantes portugueses dão às suas terras de origem, nomeadamente à valorização que trazem à economia local”, afirmou.

No final da cerimónia, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, acompanhado pelo presidente da Câmara e restante comitiva de autarcas e convidados, percorreu o espaço das festas, onde teve oportunidade de contatar com emigrantes. Visitou ainda os espaços Manifest`Art, a Mostra de Artesanato e a zona da gastronomia.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade