Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festa das “Tasquinhas” decorre de 13 a 17 de Agosto.

2019-08-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Na semana de 13 a 17 de agosto, Mortágua acolhe a XXIX Festa da Juventude e XXI Feira das Associações. A festa das “Tasquinhas”, como é popularmente conhecida, é um momento muito esperado pela comunidade e diáspora mortaguense. Promovidas pelo Município e com a colaboração das Associações Locais, as festas marcam o ritmo da vida dos mortaguenses nestes dias em que o concelho sente uma animação e energia fora do comum, potenciada pelo aumento exponencial da população residente nestes meses de Verão.

As “Tasquinhas” são o ponto de encontro e reencontro de familiares e amigos, não só mortaguenses, mas também de milhares de visitantes que demandam às festas, atraídos pela gastronomia, a diversidade de espetáculos e o ambiente acolhedor e peculiar que aqui encontram.

A gastronomia é o mote para reunir todos à mesa e saborear a boa cozinha tradicional, entre dois dedos de conversa. Os concertos de palco na Praça do Município são outro dos pontos fortes do programa, com um cartaz de artistas, bandas e grupos de vários estilos que promete atrair multidões.

O artesanato, as artes, o desporto, completam o programa. São cinco dias para viver em pleno, desfrutar de momentos de boa disposição, alegria e convívio, de celebrar a vida, no que ela tem de melhor!

 

32 tasquinhas gastronómicas

A gastronomia é o “prato forte” das festas, representada nas 32 tasquinhas e dinamizada pelas Associações Locais, convidando a degustar iguarias e sabores tradicionais.

 

9 concertos de palco

Os concertos, com a atuação de Artistas e Grupos de reconhecida qualidade, é outro dos grandes atrativos para visitar Mortágua nesta semana festiva. A edição deste ano será marcada pelo regresso da Banda Xutos e Pontapés a Mortágua, catorze anos depois da última atuação, também na Festa da Juventude. A banda de Tim e companhia vai subir ao palco no dia 15 de agosto.

Além desta carismática Banda, o cartaz conta com outros nomes fortes que prometem agradar a um público vasto e heterogéneo, como Calema (dia 13), Quatro e Meia (dia 14) José Cid (dia 16) e Blaya (dia 17). Os concertos têm início às 23h00, à exceção do último dia em que o concerto terá lugar pelas 23h45, a seguir ao Festival Internacional de Folclore. As entradas são livres.

 

Bandas e Dj´s locais

Todas as noites haverá atuação de Artistas ou Bandas locais. Sobem ao palco pelas 22h00, antes dos concertos principais. No final dos concertos, a animação segue no espaço das “tasquinhas” com a atuação de Dj` locais.

 

6 exposições ManifestArt

As manifestações artísticas e culturais voltam a ter expressão nas festas, com a realização do ManifestArt, na sua quarta edição. Vários espaços localizados na proximidade do recinto das festas acolhem mostras de trabalhos de diversas áreas artísticas: Paula Rocha (Pintura), Andy Manson (construção de guitarras), Debbie Manson (Olaria), Marta Fernandes (Artes Plásticas), Escola de Pintura, Academia Saber+ (Artes Decorativas). Os espaços ManifestArt funcionam entre as 15h00 e as 23h00.

Todos os dias, a partir das 19h00, haverá diferentes performances nos espaços ManifestArt, desde música, ballet, poesia.

 

Mostra de Artesanato

A Festa da Juventude/Feira das Associações integra a 6º edição da Mostra de Artesanato, com exposição/venda de artesanato tradicional e moderno. A Mostra estará patente no espaço da Casa Lobo, entre as 19h00 e as 01h00, com horário alargado no dia 17 (das 17h00 às 01h00).

 

Gala Internacional de Folclore

No último dia das festas, pelas 21h00, realiza-se a XXVIII Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Contará com a participação de quatro grupos nacionais e dois grupos oriundos de Espanha.

 

Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua

Inserido no programa das festas, no dia 17 realiza-se o 19º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro. A prova, com uma extensão total de 144 km, conta com a participação de equipas profissionais e amadoras, das categorias Elite e Sub-23, portuguesas e espanholas.

O Grande Prémio tem início às 12 horas, com partida e final na Avenida dos Bombeiros.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade