Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Tomada de posse do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua

2019-07-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 11 a cerimónia de tomada de posse da Direção do Agrupamento de Escolas de Mortágua, para o quadriénio 2019-2023. Na presença dos membros do Conselho Geral, Rui Parada da Costa tomou posse para um novo mandato (o terceiro consecutivo) como diretor do Agrupamento. Este ano foi decidido que a cerimónia fosse aberta à comunidade escolar, e não apenas ao Conselho Geral.

Na mesma cerimónia tomaram posse os restantes elementos que completam a equipa diretiva, que não sofreu alterações, sendo constituída pela Profª. Maria José Pinto (Subdiretora), Prof. Rui Alcino Ferreira, Profª. Carla Assis e Profª.Dolores Pina, estes como Adjuntos.

Após o ato de posse, a presidente do Conselho Geral, Profª. Fátima Potró, dirigiu algumas palavras, tendo destacado o perfil pessoal notável e a capacidade de trabalho do recém-empossado. “Todos lhe somos credores, Senhor Diretor, da dedicação, da sabedoria, da determinação, da competência, do dinamismo, do carácter inovador da sua ação na condução do Agrupamento”.

“Sempre fiel aos seus princípios, tem defendido intransigente os valores da escola pública, consolidando e fortalecendo esta instituição, rasgando caminhos novos, enfatizando o nome do Agrupamento na nossa sociedade", afirmou. Terminou desejando votos de sucesso:“ É neste horizonte de esperança que desejamos, sinceramente, que continue a cumprir quotidianamente a sua missão”.

Já na condição de empossado, Rui Parada da Costa, referiu que agora se inicia um novo ciclo na vida e dinâmica da instituição. “Apresento-me perante vós ciente da responsabilidade que assumo e que bem patente está no projeto de intervenção que apresentei: a orientação pedagógica e a gestão administrativa desta instituição, que tem a seu cargo a preparação do futuro das crianças e dos jovens de Mortágua e que, por essa via, participa na construção de uma sociedade que há de determinar o rumo do amanhã”.

Ao que acrescentou: “Não se afigura fácil a missão que abraço e que me confiam. Não se trata de garantir mais do mesmo ou de repetir respostas dadas a problemas experienciados; não basta dar continuidade a um trabalho bem feito. Nos tempos que vivemos, a caducidade dos meios e dos processos impende sobre as nossas cabeças e determinam uma renovação constante e uma permanente inovação. Por outro lado, é a própria especificidade do material humano que nos chega, que nos impele, constantemente, para a busca de novos caminhos, novas soluções, cada vez mais afastadas da nossa zona de conforto, cada vez mais desafiantes, estimulantes e enriquecedores”.

E deixou a garantia: “Meu querer é, hoje, o que sempre foi e exprimo-o com a mesma intensidade de outros tempos: ambiciono o sucesso de todos e para todos. Creio, firmemente, estar capacitado para concretizar este princípio e revesti-lo de substância, na formação de todas as crianças e de todos os jovens de Mortágua. É com esta intenção que me posiciono perante a missão que, hoje, me é confiada, consciente de que sozinho nada farei, assim como nada teria feito, se não tivesse tido comigo, na partilha de ideias e de ideais, na coragem de abraçar desafios, na imensa capacidade de dar e de se dar, ao Agrupamento de Escolas de Mortágua, um conjunto tão significativo de pessoas com quem sempre pude contar”.

Rui Parada da Costa dirigiu palavras de agradecimento aos representantes do Conselho Geral, aos Professores, Funcionários, à Associação de Pais e Encarregados de Educação, à equipa diretiva que o acompanhou e na qual renovou a sua total confiança. Dirigiu ainda um cumprimento especial ao Município de Mortágua, e em especial ao presidente da Câmara, pelo apoio e colaboração que tem disponibilizado ao Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Em representação da Câmara Municipal, que faz parte integrante do Conselho Geral, o presidente da Câmara dirigiu também algumas palavras, felicitando o Diretor empossado e formulando votos de sucesso na sua renovada missão. Destacou a postura leal, cooperante e o contato de proximidade que tem caracterizado o relacionamento pessoal e institucional, entre a Direção do Agrupamento e o Município, focado sempre no objetivo comum de “garantir o futuro dos nossos jovens, e por essa via, o futuro da nossa terra”.

Júlio Norte salientou os bons resultados escolares alcançados pelo Agrupamento, “que nos deixam a todos orgulhosos”, e manifestou a sua satisfação por ver alunos, que tendo feito a sua formação na escola, são hoje excelentes profissionais em várias áreas. “Também porque levaram marcas muito fortes desta Escola e deste Diretor”, vincou.

Deixou palavras de apreço e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipa diretiva cessante. ”Em nome do Município, quero agradecer o muito que esta equipa deu à nossa escola e à nossa comunidade”, afirmou.

Palavras de reconhecimento que estendeu ao Conselho Geral, ao Conselho Pedagógico, aos Professores, Funcionários, Pais, e comunidade escolar em geral, dizendo que todos foram e são importantes para que a escola esteja hoje num patamar muito elevado.

Destacou depois o projeto arrojado e os objetivos ambiciosos traçados pelo Diretor para o novo mandato, afirmando que cabe a todos dar o seu contributo para que consiga concretizar esses objetivos.

No final deixou palavras de tranquilidade, nomeadamente quanto à questão da transferência de competências na área da Educação, referindo que o Município estará sempre ao lado dos professores para defender o que for melhor para a escola. E reafirmou o apoio do Município e a vontade de reforçar as parcerias já existentes.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade