Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município proporciona atividades de ocupação de tempos livres a cerca de 400 jovens

2019-07-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Programas “Férias Ativas”, “Jovens Estudantes em Férias” e “Universidade Júnior”, proporcionam atividades desportivas, lúdicas, culturais e pedagógicas.

Durante os meses de Julho e Agosto, o Município de Mortágua desenvolve vários programas vocacionados para a ocupação dos tempos livres dos jovens do concelho. No programa “Férias Ativas”, a decorrer, estão inscritos 250 jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Durante quatro semanas, o programa proporciona um leque diversificado de atividadesque privilegiam o desporto e o convívio.

Entre as atividades desportivas contam-se Natação, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Ténis, Badmington, BTT e Canoagem, entre outras. Os jovens vão também assistir a uma representação teatral e a uma sessão de cinema, e desenvolver atividades de Expressão Plástica.

As atividades decorrem em equipamentos municipais (Piscinas, Pavilhão, Campos de Ténis, Centro Educativo, Biblioteca, Centro de Animação Cultural), além do Campo sintético da Gandarada e albufeira da Aguieira.

Este programa visa preencher, de uma forma saudável, dinâmica e educativa, os tempos livres dos jovens durante as férias escolares, dando-lhes oportunidade de experimentar modalidades desportivas diferenciadas, fazer novas aprendizagens, e conviver, contribuindo assim para o seu enriquecimento cultural, a sua formação pessoal e relacionamento social. Pretende-se, ao mesmo tempo, incutir regras e valores inerentes à prática desportiva e socialização, como o convívio, o espírito de entreajuda, a disciplina, a autoestima, bem como o respeito e gosto pela natureza e a criatividade.

Numa outra vertente, o programa constitui também uma mais valia para os Encarregados de Educação nesta fase subsequente ao final do ano letivo, atenuando as dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar, por se tratar de um período alargado de férias. Desta forma, os Pais podem deixar os filhos ocupados nestas atividades e sob a supervisão de técnicos, sabendo que vão estar a desenvolver atividades interessantes, dinâmicas e criativas.

Um outro programa municipal que está a decorrer é o JEF - Jovens Estudantes em Férias, que envolve 100 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e 19 anos. Além da componente de ocupação dos tempos livres, o programa proporciona uma experiência de serviço à comunidade, recebendo cada jovem uma compensação pecuniária por quatro horas diárias de ocupação. “Este tipo de experiência é muito importante para a maturidade, cidadania e construção da personalidade dos jovens, além de lhes proporcionar um extra para as férias”, salienta o presidente da Câmara, Júlio Norte.

46 alunos passam semana de férias num campus universitário

Além destes dois programas, o Município promove a participação de jovens do concelho nos cursos de verão da Universidade Júnior, uma iniciativa da Universidade do Porto. Foram 46 os alunos do Ensino Básico e Secundário (8º,9º, 10º e 11º anos) que se inscreveram na edição deste ano, tendo o Município assegurado os custos de inscrição e transporte.

Há vários anos que a Câmara Municipal de Mortágua promove e apoia a participação no programa, consciente da importância deste tipo de ações para a formação e o futuro dos jovens. A Universidade Júnior é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, que se desenvolve para alunos do 5º ao 11º ano de escolaridade. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de conhecer as faculdades da Universidade do Porto, assim como participar em diversas atividades em áreas como as Ciências, as Tecnologias, as Artes ou o Desporto.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade