Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mealhada, Mortágua e Penacova vão ter Eco Pontos para sobrantes florestais

2019-06-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No passado 31 de maio, na Mata do Bussaco, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Grupo Altri, os Municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova, e a Fundação Mata do Bussaco, para criação de Eco Parques Intermunicipais de Recolha de Biomassa e colocação de Eco Pontos para sobrantes provenientes de pequenas explorações, material residual que será depois encaminhado para o  grupo Altri para ser usado como fonte de energia.

O protocolo possibilitará “a gestão de todos os sobrantes provenientes de pequenas explorações, de trabalhos de jardinagem e da floresta, procurando evitar o seu uso indevido e a perigosidade materializada num alto risco de ocorrências, provenientes da prática comum e generalizada de queimas ou queimadas, que não são autorizadas, temporariamente, na região de Coimbra”.

Os dezanove municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra decidiram adotar um procedimento único e uniformizar a defesa contra incêndios à escala intermunicipal,e não vão autorizar a realização de queimadas, queimas de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes em todo o território durante o período crítico ou quando o índice de risco de incêndio seja de níveis muito elevado ou máximo.

Na prática, serão colocados depósitos de recolha de biomassa nos três concelhos referidos e um na Mata do Bussaco. A medida permitirá valorizar o material florestal residual encaminhado para estes locais de receção, reduzir o risco de incêndio e evitar a realização de queimadas.

Neste dia teve ainda lugar uma Demonstração de Processamento e Colheita de Biomassa, por um sistema inovador de enfardamentos destes resíduos florestais e ficará designada uma parcela de cerca de 10 hectares de acacial na Serra do Bussaco, na qual serão introduzidas as técnicas de controle e remoção desta espécie invasora, que ameaça a biodiversidade dos espaços florestais.

Na ocasião foi também assinado um protocolo/compromisso entre os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, o Grupo Altri, a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF ) e a Fundação Mata do Bussaco, um documento que reverte e consolida num propósito de intenções e de iniciativas, com um objetivo comum, o da valorização da Mata Nacional e Serra do Bussaco. O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, esteve presente na cerimónia, e anunciou que irá ser lançado um concurso de dezasseis milhões de euros para limpeza de matas públicas nos próximos quatro anos.

O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, salienta as vantagens ambientais e económicas da criação destes eco parques, sendo mais um incentivo para a recolha e valorização da biomassa e sobrantes, reduzindo ao mesmo tempo o risco associado às queimas e queimadas indevidas. Salienta ainda a cooperação intermunicipal e a parceria entre entidades públicas e privadas em torno da preservação e valorização da Mata e Serra do Bussaco, que constitui um valioso património natural da região.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade