Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



GNR promove atividades lúdico-desportivas para jovens portadores de deficiência, junto à marina da Aguieira.

2019-05-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Cerca de 200 crianças e jovens portadores de deficiência que frequentam IPSS`s do distrito de Viseu e de Aveiro, estão a viver hoje um dia repleto de atividades e emoção. As atividades decorrem em Mortágua, na Albufeira da Aguieira, junto à marina do resort Montebelo Aguieira. O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, é uma das instituições que participa no evento.

A iniciativa “Direito à Diferença e à Inclusão” , que já vai na sua 11ª edição, é promovida pelo Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, que engloba os Postos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela.

Um passeio de barco ao largo da Barragem da Aguieira, a prática de canoagem, insufláveis, condução de `karts` num circuito rodoviário improvisado, passeio de charrete, passeio a cavalo, pinturas faciais e modelagem de balões, são algumas das atividades proporcionadas aos participantes. Entre estes contam-se também alunos com necessidades educativas especiais, incluindo do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A iniciativa tem por objetivo dar oportunidade às pessoas com multideficiência ou alguma deficiência, poderem usufruir, pelo menos uma vez no ano, de atividades que as crianças e jovens sem qualquer tipo de deficiência podem usufruir no seu dia-a-dia.

Para a sua boa concretização conta com a colaboração de várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Mortágua, Águas Caldas de Penacova, Resort do Montebelo Aguieira, Associação Hípica e Psicomotora de Viseu, Restaurante Lampreia, Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física de Santa Comba Dão, Liberty Seguros, Rui Costa Sousa e Irmão, entre outros, que se associaram de forma voluntária e graciosa à realização do evento.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, marcou presença no evento e assistiu ao desenrolar das atividades. “É uma iniciativa muito louvável da GNR, que dignifica e engrandece ainda mais a Instituição. Normalmente as pessoas veem a GNR só pelo lado da fiscalização rodoviária, as multas de trânsito, mas como podemos ver a sua ação é mais abrangente e também tem este cariz social e solidário, como a promoção da Inclusão Social”. Júlio Norte fez um agradecimento especial ao Capitão Luís Ribeiro, o grande mentor da iniciativa.

O Capitão Luís Ribeiro, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba dão, referiu que a iniciativa pretende “proporcionar um dia diferente a estas crianças e jovens, criarmos aqui dinâmicas diferentes daquilo que é a rotina do dia-a-dia na instituição, e possam vivenciar experiências novas. Queremos que este dia seja uma marca na vida deles”. E explica: “andar de barco, passear a cavalo, é uma experiência que não vão esquecer e que lhes permite descobrir novas sensações e ganhar uma maior confiança“.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade