Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua ocupa o primeiro terço da tabela (98º lugar) entre os municípios mais sustentáveis, no universo dos 308 municípios portugueses

2019-05-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

De acordo com um estudo, coordenado por Paulo Alexandre Caldas, do Instituto Superior Técnico, para a Ordem dos Economistas,o Município de Mortágua ocupa o 98º lugar do ranking total da sustentabilidade dos municípios portugueses (308 municípios). O estudo “Rating Municipal Português” reporta-se ao ano de 2018 e inclui comparação de resultados com o ano de 2016.

O Rating Municipal Português é um modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos 308 municípios, que analisou 25 indicadores ponderados, reunidos em quatro dimensões principais: governação, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira. Esta análise integrada proporciona aos municípios uma matriz estratégica de intervenção, uma ferramenta para saberem o que têm de melhorar nos indicadores analisados, corrigindo aspetos menos positivos.

Da análise conjunta, de que resultou o rating global, Mortágua posicionou-se no 98º lugar, situando-se no primeiro terço da tabela dos mais sustentáveis, com 104,55 pontos. Quando se analisa a dimensão populacional (municípios pequenos, médios e grandes), Mortágua está entre os 10 mais sustentáveis dos municípios de pequena dimensão (num total de 185 municípios).

Considerando o universo dos 24 municípios do distrito de Viseu, são cinco os que constam nos 100 primeiros mais sustentáveis: Oliveira de Frades, Tondela, Viseu, Mangualde e Mortágua. Por sua vez, considerando os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (19 municípios), são também cinco os que constam no top 100 dos mais sustentáveis: Coimbra, Lousã, Mealhada, Figueira de Foz e Mortágua.

O Presidente da Camara Municipal, Júlio Norte, refere que este estudo independente confirma, na sua análise global, a boa governação do município e a sua saúde financeira, e que há uma estratégia clara de promoção do desenvolvimento do concelho e da qualidade de vida dos cidadãos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade