Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Melhoria das acessibilidades. Nó do Barril, remodelado, entrou em funcionamento.

2019-04-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Abriu ao trânsito no passado dia 15 o remodelado Nó do Barril, na interseção da EN234 e EN228 (acesso ao Parque Industrial e ao IP3). A intervenção envolveu um conjunto de obras, destacando-se a implantação de uma rotunda de grandes dimensões, que passa a servir a distribuição do trânsito local e regional, naquela zona.

Tendo em vista a concretização do projeto, foram previamente executadas outras obras, designadamente a nível de aterros, correção do pavimento, de forma a enquadrar a rotunda, e drenagem de águas pluviais. Concluída a rotunda, foram executadas obras complementares, como marcação horizontal das vias (separadores e pintura das faixas de circulação) e sinalização vertical.

Está ainda previsto o arranjo urbanístico da rotunda, como enquadramento paisagístico da nova plataforma rodoviária.

A empreitada de remodelação do Nó do Barril teve por base um protocolo de cooperação técnica e financeira entre o Município de Mortágua (dono da obra) e as Infraestruturas de Portugal (IP). Esta entidade irá comparticipar a execução da obra.

A intervenção pretendeu alcançar os seguintes objetivos: aumentar os níveis de segurança, induzindo uma redução da velocidade, promover uma distribuição mais eficiente e equitativa do trânsito, facilitar e melhorar a fluidez da circulação, reduzindo as longas filas de trânsito e tempos de espera, sobretudo dos condutores que pretendiam dirigir-se para Mortágua e Mealhada, vindos do IP3, Parque industrial, Freixo.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a obra representou a concretização de um anseio do Município e dos Mortaguenses que há muito tempo reclamavam uma melhor ligação a Mortágua. “O que tínhamos era um cruzamento com bastante perigosidade, onde já se tinham registado vários acidentes, e que pelas suas características, gerava até alguma confusão nos condutores, porque nem sempre se respeitava a prioridade. Além disso, formavam-se longas filas de trânsito no acesso a Mortágua, vindo do lado do IP3, sobretudo ao final da tarde, com os condutores a esperar às vezes cerca de 10 minutos para entrar na EN234”. E sintetiza: “esta obra permite que haja uma melhor fluidez e distribuição do trânsito entre todas as vias que confluem naquela zona, e ao mesmo reduz o risco de sinistralidade”.

Júlio Norte destaca ainda a colaboração da Infraestruturas de Portugal, que acompanhou a execução da obra e irá financiá-la, reconhecendo a sua importância em termos de segurança rodoviária e mobilidade regional.

Concluída a obra, o Município de Mortágua agradece aos automobilistas a compreensão que tiveram durante a fase de execução dos trabalhos.

Além desta intervenção, está prevista a remodelação do acesso ao Parque Industrial e do entroncamento de ligação à Central Termoelétrica e Pellets Power. Duas intervenções que vêm complementar o investimento na ampliação do Parque industrial e o investimento das empresas que estão instaladas no eixo de ligação ao IP3, proporcionando acessos mais adequados ao potencial aumento de tráfego daí resultante.  

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade