Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Maratona BTT Mortágua registou cerca de 600 participantes. Prova contou para a Taça Nacional de Maratonas XCM 2019.

2019-04-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cerca de 600 atletas, federados e betetistas, participaram na Maratona BTT Mortágua, realizada no passado dia 14 (domingo). A prova, promovida pelo Município de Mortágua e organizada pela Roteiros e Percursos, contou para a Taça Nacional de Maratonas XCM 2019 e Taça Regional de Viseu XCM 2019.

A prova constou de três percursos: Maratona Elite (90 km), Maratona (70 km) e Meia Maratona (40 km), tendo decorrido, maioritariamente, em trilhos do futuro Centro de BTT de Mortágua. Este centro conta com oito percursos já definidos, com várias distâncias, sendo mais uma aposta do Município na promoção turística do concelho.

A manhã apresentou-se com céu nublado, mas com a partida veio também o sol, que brilhou durante toda a prova.

Todas as provas tiveram partida no centro da vila de Mortágua, na Praça do Município, sendo parte do percurso idêntico para os três percursos, no início e na parte final. Os atletas da Meia Maratona e Maratona Elite, tiveram de fazer um esforço maior, seguiram em direção a Sula, em plena Mata Nacional do Buçaco. É de referir que a prova percorreu quase todo o concelho, tendo abrangido seis das sete freguesias.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, deu as boas vindas a todos os participantes, antes do sinal de partida, tendo desejado uma boa prova, sem incidentes, salientando que o mais importante era o desporto, a atividade física, que ali motivava e reunia um tão elevado número de atletas. E aproveitou a realização, no mesmo fim de semana, da Mostra Gastronómica de Borrego, para convidar atletas e acompanhantes a saborear as várias iguarias proporcionadas pelos restaurantes.

Relativamente aos resultados da competição, o ciclista Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) e a estoniana Greete Steinburg (Spordiklubi Rakke) foram os grandes vencedores da segunda prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), na categoria de Elite, Masculinos e Femininos, respetivamente.

Os corredores de Elite masculina proporcionaram um duelo aceso, que terminou apenas com 2 segundos a separar do 2.º classificado, que foi David Vaz, que se manteve assim no comando da Taça de Portugal. O 3.º classificado, a 2.34 minutos, foi Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela).

David Vaz, 2º classificado, destacou a qualidade dos single track`s: “ trilhos magníficos, foi das maratonas onde apanhei mais single track`s. Foi uma corrida bastante dura, mas não achei o terreno muito enlameado, tendo em conta a chuva que caiu ao longo da semana. Os atletas é que têm de adaptar-se ao percurso e não o contrário”. E concluiu: “Saio daqui muito satisfeito, com este segundo lugar consegui aumentar a vantagem sobre os meus diretos adversários”.

As estonianas dominaram a corrida feminina, embora Greete Steinburg demonstrasse uma superioridade sem qualquer contestação. A vencedora teve de esperar 18.28 minutos pela chegada da compatriota Maaris Meier (Maiatos), 2.ª classificada, enquanto a 3.ª, a 33.28 minutos, foi Ângela Gonçalves (BTT Seia).

No final procedeu-se à cerimónia de entrega dos troféus aos três primeiros classificados nas várias provas e por categoria, bem como à entrega dos prémios coletivos. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, os Vereadores Paulo Oliveira e Eusébio Ferreira, e o Diretor da Associação Regional de Ciclismo de Viseu, Alexandre Silveira, assumiram essa tarefa. Os vencedores da Taça Regional de Viseu XCM 2019 receberam medalhas.

O responsável pela área do BTT da Federação Portuguesa de Ciclismo, Duarte Marques, considerou um êxito a prova de Mortágua: “Foi uma aposta ganha, temos aqui um local muito interessante quer em termos de paisagens quer de terreno. As críticas que recebi dos atletas foram muito positivas, que tiveram single track`s fantásticos, que são de puro prazer de ciclismo. Interessa que as maratonas sejam também isso, que haja competição mas também este prazer de andar de bicicleta. É esta festa que as maratonas deverão ser”. 

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, mostrou-se muito satisfeito no balanço final do evento. “A Maratona constituiu um sucesso assinalável, teve uma enorme adesão, e a organização está de parabéns, porque foi um desafio superado com êxito”. “Acho que os atletas também vão satisfeitos, pelos comentários que ouvi, quer relativamente à variedade e qualidade dos trilhos, quer às paisagens que foram encontrando pelo caminho”. Segundo Júlio Norte, “com o futuro centro de BTT, haverá ainda mais pessoas a procurar Mortágua para praticar BTT ao longo do ano”.

“Foi um fim-de-semana muito animado, com dois grandes eventos que acabaram por se complementar, a Maratona BTT e a Mostra Gastronómica de Borrego. No conjunto, tivemos aqui cerca de dois milhares de visitantes, e não podemos esquecer o impacto económico que estes eventos também representam”, conclui.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade