Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



6ª Gala da ABAADV - Caldas de Penacova, assinalou 20 anos de atividade da Escola de Cães-Guia de Mortágua.

2019-04-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 30 de Março, no Centro de Animação Cultural, a 6ª Gala da ABAADV - Caldas de Penacova, com o tema “20 Anos 20 Músicas”.

Este evento, de festa, celebração e solidariedade, foi o momento escolhido para a apresentação e entrega de diplomas às 18 Duplas (Utilizador e Cão-Guia), formadas em 2018. Na plateia estiveram Entidades Municipais, Sócios, Famílias de Acolhimento, Voluntários, e público em geral, além dos Utilizadores de Cães-Guia e seus familiares. Entre os convidados encontravam-se ainda o Presidente da Federação Francesa de Escolas de Cães-Guia, Paul Charles, e o Diretor Executivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, que ali representou a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia, que não pôde estar presente por outros compromissos já assumidos. Ela própria é invisual, e a sua presença nesta Gala nos últimos anos e o seu apoio à causa da Associação deve ser justamente realçado.

Como tem sido habitual em anos anteriores, este momento foi enquadrado num espetáculo de música e diversão, que teve a apresentação de Rodrigo Santos, música da “Banda da Casa” e animação pela Companhia Papillon.

A “Banda da Casa”, constituída por intérpretes e executantes de Mortágua e alguns convidados, interpretou 20 músicas, desde o ano de 1999, data da criação da Escola de Cães-Guia de Mortágua até aos nossos dias. Pelo palco “desfilaram” temas da música internacional e nacional que foram grandes sucessos nestes 20 anos.

Antes do início do espetáculo, Augusto Hortas, que foi o primeiro utilizador de um cão-guia (a Camila) formado na escola, em 1999, deixou o seu testemunho de como esse momento marcou uma mudança profunda no seu dia-a-dia, na sua vida pessoal e social.

A condução do evento e entrevistas em palco estiveram a cargo de Rodrigo Santos (também ele um utilizador de cão-guia formado na Escola de Mortágua), com a mestria e o sentido de humor a que já habitou o público. Também ele teve a tarefa de conduzir as entrevistas no palco, ao presidente da Direção da ABAADV, João Fonseca, ao Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, ao Presidente da Federação Francesa de Escolas de Cães-Guia, Paul Charles, ao Diretor Executivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, ao gerente da empresa Águas Caldas de Penacova, Urbano Marques, que além de patrocinar este evento, tem sido um grande amigo da Associação, quer em termos pessoais quer enquanto representante daquela empresa. Os entrevistados destacaram a missão, a relevância social da escola, os seus valores, e o seu contributo para mais autonomia, inclusão social e uma melhor qualidade de vida dos invisuais. Quanto ao futuro, ficou bem evidente, pelas palavras do Presidente da Direção da ABAADV, João Fonseca, e do Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, que este projeto irá continuar a cumprir a missão para que foi criado, de servir os outros, quem mais precisa, até porque é a única escola a nível nacional a dar (e falamos até literalmente, porque o cão-guia é entregue gratuitamente ao utilizador), este tipo de apoio especializado.

O Presidente da Direção da ABAADV, João Fonseca, afirmou que ao fim destes 20 anos e quando se aproxima a formação da dupla 220, a satisfação, o orgulho e a ansiedade, é igual ao da entrega do primeiro cão-guia. Perspetivou que a Escola daqui a 20 anos será maior do que é hoje, continuará a crescer na sua atividade, estando já a ser lançados os alicerces para novos projetos.

O Presidente da Câmara Municipal afirmou que a Escola de Cães-Guia representa “um motivo de orgulho e uma honra para Mortágua e para os mortaguenses”, e reafirmou o apoio do Município a este projeto solidário e inclusivo, e de dimensão nacional. Lembrou as entidades que estiveram na génese do projeto (Escola Beira Aguieira, Município de Mortágua, Direção Regional de Educação do Centro, ACAPO), bem como o contributo do Dr. Júlio Paiva, que foi o mentor e impulsionador da ideia.

Mas também foi deixado o apelo para que as pessoas, as instituições, as empresas, apoiem o trabalho e a causa da Associação, para que possa continuar a crescer e a desenvolver o seu trabalho, com a qualidade, a exigência e o profissionalismo que são reconhecidos, bem assim a dedicação, o esforço, o amor à causa, de toda uma equipa de Técnicos, Colaboradores, Apoiantes e Voluntários.

Foi lembrado, nomeadamente, que a lei possibilita que as pessoas possam doar 0,5% do seu IRS a uma Instituição de Solidariedade Social, em que se inclui a Escola de Cães-Guia, sendo uma das várias formas de apoiar a Associação.

Foram feitos ainda agradecimentos às Entidades, Empresas e Pessoas, que têm apoiado a Associação ao longo destes 20 anos, incluindo a Federação Francesa de Escolas de Cães-Guia e alguns centros de criação canina do mesmo país, bem como a todos os que prestaram apoios relevantes durante o ano de 2018.

No final do espetáculo, teve lugar o Jantar Solidário, na Quinta do Recanto, que contou com a animação musical dos Paralelos do Ritmo.

A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) – Escola de Cães-Guia para Cegos, tem a missão diária de treinar cães-guia para cegos, de forma a conferir autonomia aos que perderam a visão ou nunca a tiveram.

O seu trabalho é feito de forma gratuita para os cidadãos deficientes visuais portugueses. A ajuda e apoio da comunidade é essencial para a sua missão.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade