Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Concurso Municipal de Ideias de Negócio. Alunos apresentaram projetos criativos e inovadores

2019-04-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Teve lugar no passado dia 29 de Março o Concurso Municipal de Ideias de Negócio, uma iniciativa promovida no âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e com a parceria do Município de Mortágua e Agrupamento de Escolas.

Sob o lema “image.create.succeed”, este concurso, que vai na sua 6ª edição, pretende criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário/Profissional, uma experiência real do empreendedorismo.

O aluno José Miguel e a Professora Isabel Machado, são os embaixadores desta 6ª edição do concurso, tendo a função de promover o projeto junto da comunidade local.

O concurso mobilizou 220 alunos, 11 turmas, 6 Professores, com os quais foi divulgado e trabalhado o tema do empreendedorismo. Desse trabalho resultaram oito Ideias de Negócio, envolvendo cerca de 60 alunos dos três graus de ensino. Mais uma vez o acompanhamento e apoio aos alunos esteve a cargo da GesEntrepreneur– Empreendedorismo Sustentável. Através de apresentação oral e o recurso a powerpoints, os grupos fizeram valer as suas ideias de negócio perante um júri e plateia, focando as caraterísticas do produto, divulgação, parcerias, modelo de negócio, análise swot (concorrência no mercado) e previsões financeiras de vendas.

O projeto “Lampantana no Menu”, da autoria dos alunos Letícia Lopes, Lia Fonseca e João Martins, da turma do 10º A, venceu no nível Secundário/Profissional. A ideia consiste numa gama de produtos que utilizam a Lampantana como ingrediente principal, usando produtos biológicos e receitas caseiras. Este foi um dos seis projetos de ideia de negócio apresentados pelos alunos do nível Secundário/Profissional. Pão com sabor exótico (eucalipto), queijo fresco com amêndoa, sistema de elevação automático dos automóveis para facilitar o estacionamento em paralelo e a mudança de pneus, uma bicicleta que armazena energia pelo movimento da roda, permitindo o carregamento do telemóvel e das luzes de sinalização de marcha, um acessório adaptável a qualquer mochila que pode ser útil nos dias de chuva, foram outras das propostas avançadas pelos alunos.

O júri do concurso, foi constituído por Paulo Oliveira (Vereador Municipal), Maria José Pinto (Subdiretora do Agrupamento de Escolas) e Ana Santos (em representação da ADICES). A inovação, a exequibilidade, a qualidade da apresentação, o desenvolvimento da ideia e o seu impacto para o território da CIM, foram alguns dos itens que o júri teve em consideração na tomada de decisão do projeto vencedor.

A par do concurso do Secundário/Profissional foram também apresentados os dois projetos, do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, que irão representar o Município de Mortágua nestes níveis de ensino, na fase intermunicipal. O projeto Morhelpatudos, da turma do 6º A, irá representar o Município de Mortágua na “Expo Artes e Ofícios”, a ter lugar no dia 18 de maio, em Montemor-o-Velho. Por sua vez, o projeto “Sweet Sonroc”, da turma do 8º C, irá representar Mortágua na “Expo Empresas”, a ter lugar no dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, saudou a iniciativa da CIM e agradeceu o apoio do Município, dos Professores, dos Funcionários, dos Pais. Felicitou todos os alunos e professores que estiveram envolvidos no concurso e salientou que todos os alunos eram vencedores, independentemente da ideia de negócio que saísse vencedora. “Alguns de vós vão ter a responsabilidade de representar o Município, mas hoje ganharam todos, só por terem aceitado este desafio e participado”. E manifestou a certeza que “os alunos vão continuar a dignificar e a representar muito bem o Agrupamento e o concelho de Mortágua”.

No início da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou, na pessoa do diretor do Agrupamento de Escolas, toda a equipa de colaboradores que esteve envolvida neste projeto, e deixou uma palavra especial para os alunos, enaltecendo o seu interesse e o seu empenho. Referiu que o Agrupamento habitou-se a ser “um exemplo e um modelo neste projeto do empreendedorismo”, recordando os excelentes resultados obtidos em edições anteriores, incluindo alguns primeiros lugares na fase intermunicipal e regional.

No encerramento, depois de terem sido conhecidos os vários projetos e os finalistas que irão representar o Município de Mortágua, afirmou que os alunos “deram uma demonstração da qualidade das suas ideias e das potencialidades que têm”. Ao que acrescentou: “Todos já ganharam pela vossa coragem, pela vossa determinação, por estarem aqui em palco. Esta experiência faz parte integrante da vossa formação e vai ajudar-vos para a vida. Tenho a certeza que o vosso futuro vai ser risonho por tudo aquilo que demonstraram aqui hoje”.

Júlio Norte comparou este exemplo dos jovens com o que está a acontecer no Parque Industrial: “temos hoje um dos parques industriais mais prósperos da região, e esse sucesso das nossas empresas tem na sua base empresários empreendedores e audazes”.

Após a apresentação dos projetos, e enquanto se aguardava a decisão final do júri, houve vários momentos musicais dinamizados por alunos do Agrupamento de Escolas.

O evento encerrou com a entrega de diplomas de participação e dos prémios aos projetos finalistas que irão representar os três graus de ensino: um vale de 100 euros para as turmas do 2º e 3º Ciclo, e um Vale Tecnológico de 50 euros/aluno para o projeto vencedor do Secundário. A Câmara Municipal ofereceu ainda “vouchers” para o Cinema e Piscinas Municipais, a todos os participantes.

 

Mortágua recebe este fim de semana a Final Intermunicipal

O Município de Mortágua será palco, este fim de semana, dias 6 e 7, da fase intermunicipal do concurso, que reunirá todas as Ideias de Negócio que foram vencedoras em cada um dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O Município de Mortágua tem alcançado excelentes resultados neste concurso, registando até ao momento duas vitórias na fase intermunicipal. No ano passado, o projeto INsmartLIN Kit” foi o grande vencedor da final do concurso da CIM-Região de Coimbra, nível Secundário/Profissional. E em 2016, o projeto Walking Pal venceu a fase intermunicipal, para projetos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo repetido o feito no "Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Festa de Natal da Escola Básica juntou Alunos, Educadoras e Professores no mesmo palco 2018-12-18
Escola Básica de Mortágua. Finalistas receberam Diploma em dia de festa.2018-06-27
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade