Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Grande Rota do Bussaco já tem sinalética

2019-03-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Rota pedonal é constituída apor três percursos, ligando os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova, e tem como pontos de convergência a Mata e Serra do Bussaco e os caminhos das “Invasões Napoleónicas”.

 

A “Grande Rota do Bussaco” é composta por três percursos, com cerca de 20 km cada: um a partir da Mealhada, outro que parte de Penacova e um terceiro com origem em Mortágua, e todos tendo como epicentro o Obelisco, no alto de Sula. O projeto tem como elemento central a Mata Nacional do Bussaco, que circunda os três municípios, cruzando-se com a rota das batalhas napoleónias, promovendo assim um produto turístico integrado, que engloba natureza, património e cultura.

Esta rota foi eleita como um dos “Corredores de Património Natural da Região de Coimbra”, no âmbito do programa de valorização e promoção de rotas que a CIM-Região de Coimbra definiu, aprovou e candidatou. Este programa global mereceu o financiamento do Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Ao longo do percurso já foi colocada sinalética que marca o trilho das “Invasões”. Vão ainda ser colocados painéis informativos em locais estratégicos e simbólicos, e pórticos no início de cada percurso. Está também prevista a promoção e divulgação da rota, no âmbito de uma candidatura ao Programa Provere iNature -Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.

Através desta rota, o visitante pode conhecer mais sobre a passagem das “Invasões” na região, ao mesmo tempo visitar monumentos e locais associados a este acontecimento militar, e desfrutar da magnífica paisagem da Mata do Bussaco, que é candidata a Património Mundial da UNESCO.

O percurso, no concelho de Mortágua, tem como ponto de partida o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, situado no centro da Vila, seguindo em direção ao Coval, Caneiro, Caparrosinha, Caparrosa, Vale de Borregão, Marmeleira, Lourinha de Baixo, Cerdeira, Moura, Sula e Obelisco.  


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade