Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças do Agrupamento de Escolas plantaram 21 árvores de espécies autóctones no percurso pedestre da ribeira da Fraga

2019-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

As crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mortágua comemoram o Dia Mundial da Árvore com a plantação de 21 árvores ao longo do percurso pedestre da ribeira em Fraga, também conhecido por “passadiços de Mortágua”. O percurso, com uma extensão de cerca de 2km, fica situado a escassas centenas de metros do centro da Vila, sendo caracterizado pela riqueza da flora ribeirinha e abundância de árvores, como freixos, choupos, carvalhos, entre outros. Além de proporcionar boas caminhadas, numa paisagem marcada pelo verde, a água e a frescura, possui ainda equipamentos de urban fitness, plateaus e bancos para descansar, zona de merendas.

As crianças plantaram medronheiros, loureiros, amendoeiras, carvalhos e cedros, e no final, regaram. As Educadoras e os Professores aproveitaram o momento para dar algumas informações sobre o processo de crescimento das árvores e os seus benefícios para a vida das pessoas e das aves.

As árvores foram inicialmente plantadas na zona envolvente à Escola Básica de Mortágua, e depois transferidas para o horto municipal. Agora vão dar sombra e beleza a locais que estavam menos guarnecidos de arvoredo.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, o Diretor do Agrupamento, Rui Parada da Costa, o Sub-Diretor, Rui Alcino, marcaram presença neste ato simbólico, mas pleno de significado. Júlio Norte sublinha a importância das crianças, desde cedo, perceberem a importância das árvores na nossa existência, que nos dão oxigénio, sombra, frutos, madeira para as nossas casas, e qualidade de vida. Daqui a uns anos, quando aqui passarem, vão ver estas árvores crescidas e dizer que foram elas que plantaram”.

Segundo Júlio Norte, com a questão das alterações climáticas, é fundamental que as novas gerações estejam na vanguarda das preocupações ambientais e ecológicas, e destaca o exemplo da jovem suecaGreta Trunberg, de apenas 16 anos. “O seu exemplo, a sua coragem, a sua determinação, é algo muito inspirador para as nossas crianças e jovens, e está a mobilizar os jovens de todo o mundo. É preciso ouvir os seus gritos de alerta e começar a agir agora, sensibilizando para comportamentos e práticas que sejam amigos do ambiente, para não chegarmos a um ponto de não retorno”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade