Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município de Mortágua mostra-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

2019-03-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua está representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que está a decorrer entre 13 e 17 de Março, na FIL. A BTL constitui a maior feira e montra de promoção turística a nível nacional, contando com mais de 1000 expositores a mostrar o que de melhor Portugal e o mundo têm para oferecer na área das viagens e do turismo.

O Município de Mortágua integra os stands da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), da Rota da EN2 e do Turismo Centro de Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença na abertura oficial do stand da CIM-RC, e na apresentação de vários projetos e novos produtos turísticos que estão a ser dinamizados por esta entidade, relacionados com a gastronomia e a identidade da região.  

Mortágua faz-se representar com várias ações e material de divulgação e promoção do concelho, como vídeo promocional, apresentação de nova brochura turística, mostra de produtos ex-libris da gastronomia local (Lampantana, Bolo de Cornos); azulejaria e cerâmica artesanal, com pintura ao vivo de painel de azulejo alusivo à Lenda do Juiz de Fora, pela empresa New Terracotta, instalada em Mortágua; divulgação do Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, associado à Grande Rota do Bussaco.

Mortágua está ainda representado no Guia Temático da Região de Coimbra, intitulado “Mulheres e os Lugares”, em que destaca a figura histórica de D. Dulce de Aragão, esposa de D.Sancho I, que atribuiu o primeiro Foral a Mortágua no ano de 1192. Através deste roteiro, o visitante é convidado a descobrir a região pelos olhos de 19 mulheres, das mais antiga às mais contemporâneas, que deixaram marcas no seu tempo, e a percorrer e a sentir os lugares, as histórias e vivências associadas à identidade de cada território da Região de Coimbra.  Trata-se de uma nova forma de conhecer e explorar a região, bastante original e interessante, que vem complementar outras rotas já existentes ou em desenvolvimento, que abrangem desde a natureza, o património histórico (a Grande Rota do Bussaco, por exemplo), o património cultural e o lazer. 

A BTL serviu também para a apresentação do projeto da CIM- RC, que integra 19 municípios, incluindo Mortágua, como Região Europeia da Gastronomia 2021. “Um milhão de histórias gastronómicas” é o lema deste projeto que valoriza a riqueza gastronómica da região e os seus produtos endógenos. O chef José Luís Lavrador, embaixador da CIM-RC neste projeto, fez a apresentação de 14 produtos gastronómicos “estratégicos” da região, em que se destacam a Lampantana de Mortágua, o Leitão da Bairrada, a Lampreia, o Cabrito, os vinhos e a doçaria conventual, entre outros. 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade