Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Semana das Profissões. Luisão (Sport Lisboa e Benfica) e Susana Torres (Mental Coach) foram dois dos oradores convidados

2019-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

De 11 a 15 deste mês está a decorrer a Semana das Profissões, uma atividade dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, uma parceria do Município de Mortágua, Agrupamento de Escolas e Adices. Inserida nesta atividade decorreu no passado dia 11 a ação “Painel de Profissionais” que contou com a presença de vários profissionais que, na primeira pessoa, vieram dar testemunho aos alunos do trabalho que desenvolvem nas suas áreas e do percurso formativo que fizeram até lá chegar.

Esta ação tem dois objetivos que se cruzam e completam. O primeiro é dar a conhecer um leque de profissões, incluindo novas profissões, permitindo aos jovens alargar horizontes e identificar perfis profissionais que tenham a ver com as suas motivações e interesses. Ao longo das várias edições da iniciativa, dezenas de profissionais já deram o seu testemunho. Um segundo objetivo, tão ao mais importante, é sensibilizar e incentivar os alunos para a importância do estudo, do trabalho, do empenho, para que possam ter sucesso a nível académico e profissional. Essa mensagem foi transversal a todos os oradores.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, agradeceu a presença dos oradores convidados, e destacou a importância da Semana das Profissões e desta iniciativa em concreto, possibilitando aos alunos que estão na fase de fazer opções de cursos, no 9º e 12º ano, “escolher de forma mais informada e sustentada aquilo que vão ser no futuro, ou pelo menos, aquilo que gostariam de ser no futuro”.

Perante uma plateia de alunos do 9º, 10º e 12 ano, seis profissionais deixaram o seu testemunho. Luisão, ex-capitão do Sport Lisboa e Benfica, onde conquistou 20 títulos, e internacional da Seleção do Brasil, foi um dos convidados. A presença do atleta, como já se esperava, suscitou enorme entusiasmo nos jovens, logo à chegada ao recinto da Escola Básica 2/3. 

Na sua intervenção, Luisão falou da sua história de vida, da sua juventude, e contou que ser jogador de futebol era uma ambição algo distante, mas houve um fator que foi determinante nessa escolha: “ Eu escolhi ser jogador de futebol porque via no meu pai um ídolo”. E recordou que quando era pequeno, costumava adormecer com a bola ao seu lado.

Luisão falou das lições de vida que aprendeu ao longo da sua carreira, desde as camadas jovens, que lhe transmitiram valores e formaram o caráter. Uma das primeiras lições que aprendeu como jogador foi esta: “eu não posso focar naquilo que é show off, mas sim focar naquilo que é a carreira, onde eu quero chegar, o propósito que quero ter”.

Ser futebolista é um sonho de muitos jovens, mas avisou que não vale a pena ter sonhos frustrados. “Todos podem ser jogadores de futebol, mas é preciso trabalhar, sonhar, ser persistente, ter disciplina, e também há que contar com o talento natural”. Mesmo que nem todos cheguem a ser jogador de futebol, salientou o mais importante: “tudo aquilo que a gente faça tem de fazer na perfeição. Em qualquer profissão, naquilo que esteja fazendo tem de ser o melhor.”

Apesar da sua brilhante carreira desportista, Luisão lamentou que não tenha feito mais estudos. “Hoje são tempos diferentes, eu não tive oportunidade de completar o segundo grau completo, do qual me arrependo muito, mas também creio que dá tempo para me recuperar, já estou no Inglês, coisa que eu deveria ter feito anos atrás. Por falta de oportunidade não consegui fazer, mas isso também não serve de desculpa, porque o maior errado fui eu, que deveria ter encontrado algum tempo ou esforçado um pouco mais para completar o segundo grau e estar já falando Inglês hoje. Isso também serve de motivação para vocês”.

Outro dos convidados foi Susana Torres, Mental Coach de Alta Performance, uma profissão ainda relativamente pouca conhecida. Susana Torres trabalha como “mental coach” de atletas, além doutras pessoas e organizações Foi, por exemplo, a “mental coach” do jogador Éder, que viria a tonar-se um jogador decisivo na vitória de Portugal no Europeu de 2016.

Susana Torres explicou que “o trabalho de um “mental coach” consiste em ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos”, nas mais diferentes áreas. “É ajudar as pessoas a mudar do sítio onde elas estão para o sítio onde elas querem estar. Aquilo que o coaching faz é definir estratégias, utilizar ferramentas, para que as pessoas possam atingir os seus objetivos”. Mas para alcançar esse objetivo, vincou, é preciso trabalho, disciplina, rigor. “Nesta vida há duas coisas que são muito importantes, a felicidade que nós temos a fazer aquilo que fazemos e os resultados que conseguimos”, salientou.

Entre os profissionais presentes contaram-se ainda uma Investigadora de Neurociências, uma Técnica de Turismo, um Técnico de Nutrição e um Militar da Força Aérea.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, deu as boas-vindas aos profissionais e saudou o Agrupamento de Escolas, na pessoa do seu Diretor, a equipa técnica do projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, pelo trabalho que vêm desenvolvendo, em parceria com o Município, com o objetivo comum de promover o sucesso académico e profissional dos jovens.

Sublinhou que este projeto tem sido também um apoio importante para a integração dos jovens no mercado de trabalho e para que não haja abandono escolar no concelho. E concluiu, dirigindo-se diretamente aos alunos: “Estamos aqui para vos apoiar, para que o vosso futuro seja o melhor possível”.

Júlio Norte dirigiu depois palavras para os oradores convidados e enalteceu a disponibilidade que demonstraram, apesar de ser um dia normal da semana e terem uma agenda muito preenchida. Dirigiu uma palavra especial para o jogador Luisão, tendo destacado as suas qualidades como atleta e como cidadão. “Deu-nos sempre um bom exemplo do que deve ser um líder, quer para os colegas de equipa quer para os mais novos que iam chegando ao clube. Mas também como cidadão, porque pode-se ser um excelente jogador de futebol, jogar muito bem com os pés, mas faltar a restante base”.

E acrescentou: “A forma como os alunos o receberam, com esta alegria, este afeto, e ao mesmo tempo a sua disponibilidade para vir aqui dar o seu testemunho, a sua humildade, são uma demonstração do seu grande carácter”.

O Presidente da Câmara dirigiu também uma palavra especial para dois dos profissionais que integraram o painel, Ricardo Pereira (Técnico de Nutrição) e Rita Abreu (Técnica de Turismo), que são naturais de Mortágua e frequentaram aquela escola: “Ver aqui jovens que passaram por esta escola, que eu vi crescer, e hoje são profissionais realizados, bem-sucedidos, e ocupando até funções de grande responsabilidade, enche-nos de orgulho. Estarem aqui a partilhar aquilo que viveram nesta escola e o sucesso que conseguiram nas suas vidas, é um forte incentivo para que estes alunos sigam o seu exemplo e lutem por objetivos”, afirmou. 

Além do Painel de Profissionais, a Semana das Profissões integra Mesas Redondas de Divulgação de Cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais, dinamizadas por alunos do 12º ano e dirigidas a alunos do 8º e 9º anos, bem como a visita a duas empresas, a Revigrés (revestimentos e pavimentos cerâmicos) e Conficab (fabricação de fios e cabos isolados para o ramo automóvel).

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade