Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município e ASAE celebraram Protocolo de Colaboração na área da segurança alimentar

2019-02-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua e a Autoridade  de  Segurança  Alimentar  e  Económica (ASAE) celebraram um protocolo de Colaboração no âmbito da monitorização das refeições escolares, formação e sensibilização para a segurança alimentar. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e pelo Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

O Protocolo de Colaboração vem possibilitar o desencadear de uma série de atividades conjuntas, com vista a garantir a qualidade da segurança do fornecimento das refeições nos refeitórios escolares municipais, e à capacitação de técnicos municipais e sensibilização da população escolar, em matérias de segurança e higiene alimentar.

Com esse objetivo, será elaborado e executado um plano de colheita de amostras de controlo das refeições fornecidas, em articulação com a ASAE, que serão depois submetidas a análises laboratoriais (nos vários laboratórios desta entidade), com vista à aferição da segurança e higiene das refeições escolares servidas nos refeitórios dos estabelecimentos de ensino.

Além deste apoio de carácter técnico-científico, está prevista a organização de ações de formação, a ministrar pela ASAE, aos técnicos do Município na área da segurança e higiene alimentar, bem como a organização de sessões de esclarecimento públicas, no âmbito da segurança e higiene alimentar, direcionadas para a comunidade educativa; e a dinamização de sessões relacionadas com o Projeto “ASAE vai à Escola”. Estas ações serão dinamizadas em articulação com o Município, o Agrupamento de Escolas e a ASAE.

O Inspetor Geral da ASAE referiu que este é um projeto inovador, sendo Mortágua o terceiro município do país a beneficiar deste protocolo, que está assim numa fase piloto ou experimental. Segundo explicou, o referido protocolo vai permitir abranger três sectores populacionais, que merecem algum cuidado especial, os que estão internados (Lares e Unidades de Cuidados Continuados), e outras duas faixas mais específicas, que são as crianças/jovens e os idosos.

Este protocolo representa um aprofundamento de um programa já existente, denominado “ASAE vai à Escola”, que é essencialmente preventivo e formativo, avançando agora para uma nova fase ou segunda geração desse programa, que mantendo a vertente informação/formação, passa também a incluir a recolha e análise de amostras.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a disponibilidade e colaboração da ASAE, que tomou esta iniciativa, e considerou uma mais-valia o Município poder contar com o know-how e a experiência de uma entidade que tem a tutela e a responsabilidade de assegurar a segurança alimentar a nível nacional.

Júlio Norte salientou que o objetivo desta parceria vai mais além de uma orientação e fiscalização dos espaços onde são feitas as refeições, destacando o apoio que a ASAE irá prestar na área da formação, através de ações dirigidas às famílias, aos funcionários e à própria Direção da escola, “em que todos ficam a saber quais são as regras e os procedimentos adequados”. “Felizmente ate à data nunca tivemos problemas, mas temos de estar atentos. Havendo mais vigilância e proteção na qualidade dos alimentos, e por parte de quem confeciona, o risco será sempre menor”, afirma.

O Protocolo tem a duração de um ano, renovando-se automaticamente, caso nenhuma das partes o denuncie.

Paralelamente à assinatura do protocolo, a ASAE procedeu à entrega de material contrafeito aprendido, num total de 285 peças de roupa com imitação de marca, ao Município de Mortágua. Estes bens vão ficar à guarda do Centro de Recursos de Apoio Social do Município, e depois de retirados os sinais identificativo das marcas, poderão ser entregues a pessoas mais carenciadas e Instituições de Solidariedade Social do concelho.

O Presidente da Câmara enalteceu este gesto e exemplo de responsabilidade social da ASAE, que alia a sua função normal, inspetiva e de reposição da legalidade, com uma função altruísta e solidária.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade