Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Elite da canoagem mundial em Mortágua

2019-02-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O Centro de Treino Nelo – Montebelo Aguieira, em Mortágua, foi palco no passado dia 23 de mais uma edição do Nelo Winter Challenge. Como tem sido habitual, a competição reuniu atletas de elevada notoriedade, os melhores da modalidade, incluindo medalhados olímpicos, campeões mundiais e europeus.

Entre as principais figuras presentes na competição há a destacar Martin Fuksa (Rep. Checa), Fernando Pimenta (SL Benfica), João Ribeiro (SL Benfica), Teresa Portela (SL Benfica), Joana Vasconcelos (SL Benfica), Artuur Peters (Bélgica), Lize Broekx (Bélgica), Shamshurin Kirill (Rússia), Podolskaya Natalia (Rússia), Arian Sieiro Barreiro (Espanha), Carla Sieiro Barreiro (Espanha), entre outros.

O Nelo Winter Challenge é uma das maiores provas de inverno na canoagem, reunindo os principais canoístas do mundo, que escolhem este centro de treino para estagiar e iniciar a sua preparação para a nova temporada. Desde que foi criado, que o centro de treino da Nelo é considerado como um dos melhores centros de treino e estágio da canoagem a nível mundial, recebendo alguns milhares de praticantes da modalidade.

Mais de 300 atletas, de mais de vinte países, competiram nesta 8ª edição do evento. A grande maioria integram seleções que estão a realizar o seu estágio de Inverno neste centro, situado junto à albufeira da Aguieira, em Mortágua. Além destas seleções, há clubes de Espanha e clubes nacionais que vêm propositadamente para participar no evento.

Rússia, República Checa, Lituânia, Israel, Grã-Bretanha, Bélgica, Espanha, Suécia e Portugal, são algumas das seleções que estão atualmente em estágio. A Polónia e a Noruega são outras duas seleções que vão agora iniciar o seu estágio no centro de treino, havendo algumas que vão voltar, no mês de março, para um segundo estágio.

O Nelo Winter Challenge é uma competição realizada pela Nelo, empresa portuguesa líder de mercado mundial de kayaks e canoas, tendo a parceria da unidade turística Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, e o apoio do Município de Mortágua.

Esta competição distingue-se não só pela riqueza e currículo dos atletas e países presentes, mas também pela qualidade da organização o que a torna um momento alto das provas da pré-época. Sendo considerada, inclusive, uma grande celebração de Training em Portugal, esta prova é uma ótima oportunidade para as inúmeras equipas, que se encontram em estágio no nosso país, medirem forças entre si.

Os atletas puderam competir em duas provas distintas: a primeira, um contrarrelógio de 1500 metros, na parte da manhã; a segunda um torneio de 150 metros realizado na parte da tarde.

Segundo nos referiu Manuel Ramos, fundador da Mar Kayaks e fabricante da marca Nelo, este evento dá aos atletas a possibilidade de competir após alguns meses de paragem, que coincide com a época mais rigorosa de inverno nos seus países de origem, e poderem aferir a forma física e desportiva em que se encontram. “Este ano temos um recorde de participação, nós todos os anos temos vindo a crescer, é um indicador de que os atletas gostam de participar e que as condições que aqui são proporcionadas são excelentes, não só em termos de plano de água, mas também de apoio logístico, técnico e qualidade do alojamento”.

Este evento serviu também para o lançamento mundial do um novo modelo de canoa, a Nelo 8, aposta para a edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. A apresentação foi apadrinhada por três atletas, que representam três gerações de campeões, e que deram o seu testemunho sobre as embarcações da Nelo. Ivan Patzaichin, romeno, é o mais velho medalhado olímpico ainda vivo; David Cal Figueroa, espanhol, foi o primeiro atleta a ganhar medalhas olímpicas com as canoas da Nelo, e finalmente Martin Fuksa, que representa a nova geração. Foi duas vezes campeão mundial C1 - 500m e 2 vezes campeão europeu C1 500m, e também utiliza as canoas da Nelo. “Achamos importante dar este testemunho do passado da canoagem e o que vai ser o futuro da canoagem e da marca Nelo”.

Fernando Pimenta venceu em K1

O canoísta português Fernando Pimenta conquistou a prova em K1 da Nelo Winter Challenge, repetindo um feito já alcançado em edições anteriores.

Fernando Pimenta impôs-se no percurso de 1.500 metros em 4.41,131 minutos, deixando o espanhol Roi Rodriguez Huertas (4.47,096) e Emanuel Silva (4.49,093), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O canoísta é presença assídua no centro da Nelo em Mortágua, efetuando aqui treinos e estágios, nomeadamente da seleção: “Estes últimos 15 dias estive aqui a treinar, é um local onde encontramos condições perfeitas para a prática da nossa modalidade. Além disso, temos sempre alguém do staff da Nelo para nos dar apoio técnico que seja necessário” E conclui: “É sempre um prazer iniciar a época aqui e participar neste grande espetáculo desportivo”.

Mortágua no mapa da canoagem mundial

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença no evento, acompanhado pelo Presidente da Mar Kayaks, Manuel Ramos, e do Diretor-Geral da Turismo Visabeira, Francisco Loureiro.

Júlio Norte refere que a presença de milhares de atletas de todo o mundo, é muito prestigiante para o concelho e para a região. “Desde há vários anos que este centro de treino é uma referência a nível mundial, de tal forma que os melhores do mundo vêm aqui treinar, a seleções vêm estagiar, e voltam ano após ano. Isso significa que encontram aqui condições ideais para terem sucesso ao mais alto nível de competição. Mortágua já está no mapa da canoagem mundial”.

O Presidente da Câmara salienta um conjunto de fatores que se conjugam e explicam que os melhores do mundo queiram treinar neste centro da Aguieira: “São as condições excecionais da albufeira para a prática da modalidade, um plano de água extenso e calmo, o apoio da Nelo, que é tão-só o maior e mais conceituado fabricante mundial de kayaks e canoas, bem como a qualidade do serviço prestado pelo Montebelo Aguieira, em termos de alimentação adequada aos atletas, alojamento, ginásio, piscinas, spa. Todas estas condições contribuem para a satisfação e o sucesso desportivo dos atletas”. E destaca: “muitos atletas olímpicos medalhados, como aconteceu nos últimos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, e campeões mundiais e europeus, têm feito aqui o seu estágio”.

Além da promoção do concelho e da região, Júlio Norte salienta também os benefícios económicos associados à existência deste centro de estágio, em termos de receitas turísticas diretas e indiretas, como o número de dormidas, aquisição de bens e serviços, deslocações, compras no comércio local.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua recebeu segunda ronda do Open Drag Racing 2019-10-23
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade