Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Secundária de Mortágua é a primeira no “pódio do sucesso” dos cursos profissionais

2019-02-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

tA Escola Secundária de Mortágua figura em primeiro lugar no “pódio do sucesso” das que conseguiram uma taxa de conclusão do ensino profissional em tempo normal (três anos) de 100%. Os dados referem-se ao ensino profissional em 2016/2017, último ano com dados apurados.

Mortágua é o concelho com melhores resultados dos cursos profissionais de nível secundário (único com 100% de taxa de conclusão), estando também em primeiro lugar, em ex-áqueo com outros cinco estabelecimentos, quando é considerado o universo de estabelecimentos que ministram cursos profissionais, ou seja, já incluindo as escolas profissionais.

Professores com experiência no ensino profissional e com uma “disponibilidade constante” para os alunos, laboratórios e oficinas bem equipados, estudantes dedicados, estão entre as principais razões que levaram a Secundária Dr. João Lopes de Morais a ser a que mais se distinguiu no ensino profissional em 2016/2017.

A Escola possui dois cursos profissionais de nível secundário a funcionar: Técnico de Manutenção Industrial - Variante Mecatrónica Automóvel e Técnico de Análise Laboratorial. Ambos os cursos habilitam a uma dupla certificação, académica (12ºano) e profissional (nível 4), possibilitando o acesso mais direto ao mercado de trabalho e garantindo ao mesmo tempo o prosseguimento de estudos no Ensino Superior, se o aluno assim o desejar.

Todos os 18 alunos que entraram nestes cursos em 2014/2015 concluíram o secundário em 2016/2017. Os rumos trilhados, posteriormente, levaram 3 alunos ao Ensino Superior, onde estão a dar continuidade à sua formação; 11 alunos estão integrados no mercado de trabalho, na sua área específica; 4 alunos estão integrados no mercado de trabalho, em setores diferenciados, por opção pessoal.

Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, os alunos foram, sempre, exemplo de dedicação, colaboração e envolvimento em todas as dimensões da vida escolar e da sua formação integral. O acompanhamento perante dos alunos em termos pedagógicos e relacionais, a sua formação académica e pessoal, a sua orientação profissional foram e continuam ser feitos por professores com experiência em ensino profissional, que aposta numa relação pedagógica de proximidade e no respeito e valorização das especificidades de cada um e por um esforço de adequação de metodologias. Por outro lado, a escola conseguiu ter “laboratórios e oficinas bem equipados”, o que é essencial nestes cursos.

O estabelecimento de parcerias com empresa do concelho e da região, ligadas às áreas de formação, que acolhem os alunos em contexto real de trabalho (estágio profissional), tem contribuído para o reforço e valorização da componente prática, experimental e técnica das aprendizagens, proporcionando uma formação de qualidade e com excelentes perspetivas de integração no mercado de trabalho.

Há, ainda, a considerar o envolvimento atento e colaborante dos Pais e Encarregados de Educação.

Este sucesso é motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade escolar de Mortágua. Os nossos parabéns aos Alunos e Professores.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade