Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município contemplado com Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4ª Geração)

2019-02-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

                                                                                 

O Município de Mortágua foi contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4ª Geração), tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 520 mil euros, para um período de três anos. É a primeira vez que Mortágua é beneficiário destes Contratos Locais de Desenvolvimento Social, agora denominados de 4ª Geração, representando um novo instrumento no desenvolvimento das políticas sociais do Município.

O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e financiado no âmbito do POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Tem como objetivos aumentar os níveis de coesão social; concentrar a intervenção nos grupos populacionais que revelam maiores fragilidades sociais, promovendo a mudança na situação das pessoas; e potenciar o trabalho em rede das várias entidades locais que atuam na área social. E valorizar a intervenção de proximidade, nomeadamente o papel das Câmaras Municipais, dadas as suas especiais responsabilidades ao nível concelhio.

No caso do concelho de Mortágua, a sua implementação irá permitir desenvolver ações em dois eixos prioritários de intervenção: a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

As intervenções a realizar serão enquadradas num Plano de Ação, tendo em consideração as vulnerabilidades identificadas, do ponto de vista social, e as características da população residente.

A coordenação da implementação do CLDS caberá à Entidade Coordenadora Local da Parceria. O Município de Mortágua designou a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua para coordenar este CLDS-4G.

A promoção do envelhecimento ativo e da autonomia das pessoas idosas é um dos eixos prioritários de intervenção. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que “viver a velhice com qualidade ajuda a prevenir certas doenças do foro físico e mental, e garante uma maior autonomia funcional”. E acrescenta: “A prevalência de doenças crónicas ou incapacitantes na Terceira Idade é hoje um grave problema e um grande desafio que se coloca à sociedade, às famílias, ao Estado, e temos de trabalhar cada vez mais as vertentes da prevenção e sensibilização, de forma a assegurar a qualidade de vida das pessoas idosas, o mais tempo possível”. Combater o sedentarismo, incentivar a prática do exercício físico e do treino mental, promover atividades ocupacionais (culturais, desportivas, artesanais, recreativas), são algumas das medidas que podem contribuir para um processo de envelhecimento mais saudável.

Por outro lado, acrescenta, é fundamental prevenir a solidão e o isolamento das pessoas idosas. “O nosso concelho tem uma grande percentagem de população idosa, com muitos idosos a viver sozinhos, nomeadamente porque os seus filhos estão no estrangeiro. Os centros de dia, os centros de atividades ocupacionais, as Associações Locais, têm aqui um papel crucial, a nível de cada freguesia”.

O Município de Mortágua, diga-se, já promove alguns programas direcionados para o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, sendo disso exemplo o programa “Viva Mais. Mexa-se!”, que proporciona atividades de ginástica e hidroginástica, e o programa “Viver Mais. Viver Feliz”, direcionado para atividades de animação, lazer e convívio.

E noutra vertente, o Município criou em 2015 a Academia Saber+, uma resposta social dedicada à população sénior, que promove a aprendizagem não-formal e a reciclagem de conhecimentos em matérias de interesse cultural e artístico, constituindo, também, um espaço de cidadania, lazer e convívio.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade