Juntou 115 participantes
Realizou-se nos dias 22 e 23 de Julho mais um Fim de Semana Radical, organizado pela Câmara Municipal. Este evento, que já vai na sua na sua sexta edição, contou com 115 participantes inscritos, com idades entre os 14 e os 36 anos. O programa começou no sábado, pelas 9 horas, com a concentração dos participantes junto ao Parque Verde. Aos poucos foram chegando, munidos das respectivas bicicletas e mochilas, que se iam amontoando. A organização distribuiu t-shirts e formou grupos para a primeira prova do dia, um passeio em BTT de cerca de 10 km, ao longo da Ribeira de Mortágua até Almaça. Pelo caminho, alguns obstáculos, cursos de água, os habituais problemas mecânicos, um furo, nada que não se superasse. Afinal é esse o espírito de quem participa numa actividade radical, tudo pode acontecer e tem-se que estar preparado para o mais inesperado. Já com a aldeia de Almaça ao alcance da vista, as bicicletas foram transportadas para dentro de canoas, para um passeio pelo Rio Mondego, terminando no lado sul de Almaça. Para trás tinha ficado uma manhã e parte da tarde de muito esforço físico, para pernas e braços. O resto do dia foi para retemperar forças, descansar e montar tenda no acampamento, instalado num albergue, em plena aldeia de Almaça. Um magnífico local para acampar, arborizado e com vista para o rio, que corre calmo algumas centenas de metros abaixo.
O jantar foi confeccionado e servido pelos Escuteiros de Mortágua, que mais uma vez colaboraram na logística do Fim de Semana Radical, contribuindo com a sua experiência neste tipo de actividades.
Para a noite estava reservada uma actividade original, realizada pela primeira vez, Orientação Nocturna em Canoa, recorrendo apenas a um mapa e lanternas.
No segundo dia a alvorada aconteceu por volta das 9h30. O destino era Vale de Paredes, onde estavam preparadas as derradeiras actividades, Rappel e Paralelas.
Este foi um fim de semana diferente, que pôs à prova não só as capacidades e os limites de cada um, mas também a integração em grupo e o espírito de entreajuda. O Fim de Semana Radical vale pelas actividades, pelo convívio, pela amizade, pelo companheirismo. Em termos humanos é sempre uma experiência nova e enriqueceradora.
E não deixa de ser também um excelente meio de descobrir o concelho, as suas paisagens, as suas aldeias, os seus recursos naturais, que muitos ainda não conhecem, ou pelo menos, bem...
|