Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal celebra 15 anos com programa recheado de atividades durante o mês de fevereiro

2019-01-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O escritor de viagens Gonçalo Cadilhe e o contador de histórias Rodolfo Castro, são dois dos convidados do aniversário da Biblioteca Municipal.

São 15 anos a promover a leitura e o livro, a cultura e o conhecimento, a informação e o lazer, junto da comunidade.

Durante o mês de fevereiro a Biblioteca Municipal de Mortágua dinamiza um programa especial dedicado ao seu aniversário. Um programa rico e diversificado de atividades, que tem início amanhã (dia 1, sexta-feira), pelas 21h30, com a presença do Contador de histórias Carlos Marques.

Formou-se em Estudos Teatrais na Universidade de Évora e no Institut del Teatre, em Barcelona. Trabalhou como ator em inúmeras estruturas teatrais mas é como contador ou "cantador" de histórias que se assume. Carlos Marques conta e canta histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação como o riso e a música. A palavra é som e a música é história.

Segue-se no dia 6 um workshop de Chocolate dinamizado por Armanda Lourenço, que irá trazer a arte de fazer bombons de forma artesanal. Armanda Lourenço é formadora do Chocolate Amor Perfeito.

A música também é uma forma de expressão, comunicação e cultura, e como tal, não podia faltar. Assim, no dia 15 atua o Quarteto de Jazz Victor Martins, que integra um jovem mortaguense (voz). No dia 23 a contadora Lucrécia Alves vem “desenrolar” histórias, literalmente. Uma forma original de contar histórias através dos fios de la ou crochet, onde as crianças e pais fazem parte do conto.

Licenciada em Ciências Sociais, é Formadora certificada na área das Expressões, artista plástica, com experiência na encenação de peças de teatro com crianças e orientação de ateliers artísticos. É co-autora do livro “Brinquedos – Criatividade, Pedagogia e Ambiente” e montou o projeto da construção de uma Ludoteca na Ilha do Sal, Cabo-Verde.

No dia 26 a Biblioteca Municipal recebe Gonçalo Cadilhe, escritor sobejamente conhecido do público pelos seus livros e crónicas de viagens. Nasceu na Figueira da Foz, em 1968, onde continua a residir sempre que não se encontra em viagem por esse mundo fora. É autor de três documentários televisivos e vários livros de viagens. Em 2003-2004 deu uma volta ao mundo sem aviões, em 2007 deu outra seguindo a rota de Fernão de Magalhães e em 2008 outra ainda, seguindo as suas ondas de surf preferidas. Sempre que lemos um livro de Gonçalo Cadilhe ficamos com vontade de pegar nas malas e partir para algures!

Finalmente no dia 28 o convidado, que é o dia da inauguração da Biblioteca, e portanto o dia oficial do aniversário, a Biblioteca Municipal recebe o escritor e contador de histórias Rodolfo Castro. Nasceu na Argentina e há vários anos que reside em Lisboa. Costuma autointitular-se como “O pior contador de histórias do mundo”, mas na verdade é um exímio e hábil contador de histórias, que prende a atenção de jovens e adultos.

Tem obras publicadas em vários países, como Portugal, Brasil, México e Espanha. É formador na área da mediação da leitura, da leitura em voz alta e a narração oral.

Além destas atividades, estará patente uma exposição retrospetiva das ações e eventos desenvolvidos pela Biblioteca Municipal ao longo destes 15 anos de vida, em que as imagens falam por si, sendo os livros e as pessoas os heróis desta história. Ainda Durante todo o mês de fevereiro estará exposta uma coleção exclusiva de carteiras de senhora, da autoria de Irina Pires, com a particularidade de serem alusivas ao livro e a leitura.  

Ao longo do ano a Biblioteca Municipal tem previsto dinamizar outras ações inseridas nestas comemorações.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade