Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Remodelação do Nó do Barril. Obras arrancaram no terreno.

2019-01-14

Teve início na passada semana a empreitada de remodelação do Nó do Barril, na intersecção da EN234 e a EN228 (ligação ao IP3 e ao Parque Industrial). No local do cruzamento vai ser implantada uma rotunda de grande amplitude, com duas vias de circulação, que irá fazer a distribuição do trânsito local e regional pelos quatro ramos (Mortágua/Mealhada; Santa Comba Dão/Viseu; IP3; acesso à zona norte do Barril), com os respetivos ilhéus separadores. A empreitada compreende ainda a colocação de sinalização horizontal e vertical, passadeiras para peões, e iluminação da zona de aproximação à rotunda.

As obras deverão prolongar-se até meados de Março. A execução das obras implica alterações na circulação do trânsito na EN234, entre o início e o final do Barril, numa extensão de cerca de 450 metros. (ver percursos alternativos no final do texto)

A empreitada foi lançada e adjudicada pelo Município de Mortágua, dono da obra, tendo por base um protocolo de colaboração entre o Município e a Infraestruturas de Portugal (IP), que definiu as condições de execução, acompanhamento e financiamento da obra.

A intervenção pretende dar resposta a um conjunto de condicionalismos e conflitos gerados pelas características daquele cruzamento, com impacto ao nível da segurança e da fluidez da circulação. Neste local têm-se registado vários acidentes, alguns deles com gravidade, originados pelo excesso de velocidade e pela extensão do cruzamento. Além disso, é habitual a formação de grandes filas de trânsito em determinados períodos do dia, e por consequência, tempos de espera muito elevados, em particular para os condutores que vem do IP3 e pretendem dirigir-se para Mortágua/Mealhada.

A solução técnica vai permitir uma melhor regulação do tráfego e a resolução de um conjunto de condicionalismos associados ao atual cruzamento (como seja o atravessamento de várias vias), aumentar as condições de segurança (restrição da velocidade) e a fluidez do tráfego (distribuição equitativa e eficiente do trânsito através da rotunda). Como corolário dessa intervenção, resultará ainda uma qualificação daquele local, que atualmente está descaracterizado e degradado.

A Câmara Municipal solicita a maior compreensão dos condutores face aos incómodos resultantes da execução dos trabalhos e alerta ainda para a importância de ser cumprida a sinalização colocada.

Percursos alternativos

 

  •  Mortágua em direção a Santa Comba Dão/Viseu: desvio à esquerda na EN234, continuar sempre em frente e encontrará a cerca de 500 metros a entrada de novo na EN234. 

 

  •  Mortágua em direção ao IP3: desvio à esquerda na EN234, virar à direita a cerca de 100 metros (cruzamento), atravessar a EN234 seguindo o percurso delineado na via, prosseguindo pela EN228, via IP3.

 

  • EN228 e IP3 em direção a Mortágua: atravessar a EN234 seguindo o percurso delineado na via, virando à esquerda conforme placa indicativa. A cerca de 100 metros está novamente na EN234.

 

  •  EN228 e IP3 em direção a Santa Comba Dão / Viseu: atravessar a EN234 seguindo o percurso delineado na via, virando à direita conforme placa indicativa. A cerca de 500 metros encontrará novamente a EN234. 

Especial atenção:

Para o trânsito pesado que circula de Mortágua para o IP3 será obrigatório continuar em frente (direção de Santa Comba Dão), podendo depois optar por fazer inversão de marcha 200 metros à frente (à esquerda, no cruzamento do Chão do Vento) ou em alternativa prosseguir até Santa Comba Dão e apanhar a ligação ao IP3.

Os veículos pesados que venham doutras direções não estão sujeitos a esta restrição, sendo o percurso de desvio semelhante aos dos ligeiros. 

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade