Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Escolas e Associações cumpriram a tradição do “Cantar os Reis” e as “Janeiras”

2019-01-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Ano após ano, as crianças do 1º Ciclo e Jardim de Infância da Escola Básica de Mortágua mantêm o costume de sair à rua para cantar os Reis. No passado dia 8 cumpriu-se essa tradição, com os mais pequenos a mostrarem muito entusiasmo, apesar de ser uma atividade de raiz popular, que nada tem a ver com o contexto em que hoje crescem e vivem. Mas que faz parte da nossa identidade cultural, e além do mais, tem subjacente uma mensagem de saudação, amizade, partilha e fraternidade, valores tão caros nos dias de hoje.

Todas traziam coroas na cabeça, imitando os Reis Magos. Algumas vinham acompanhadas de instrumentos tradicionais, como viola, pandeiretas, reco-reco, maracas, outras traziam sacos de pano para receber as ofertas em espécie, e caixinhas de madeira para o dinheiro. As ofertas foram variando consoante o tipo de estabelecimento, de comércio ou serviços. Nos talhos as ofertas eram invariavelmente as chouriças, enquanto noutros estabelecimentos eram as guloseimas ou dinheiro.

As crianças do Pré-Escolar da E.B. de Mortágua andaram também a cantar os Reis, mas pelas ruas da povoação da Gândara, onde está localizado o Centro Educativo. Um percurso mais curto, atendendo à sua idade.

Também o Jardim-Escola João de Deus se associou, mais uma vez, à comemoração desta tradição popular, tendo as crianças percorrido as ruas do centro da Vila, entoando canções alusivas a este dia.

Não faltou a já habitual visita dos alunos da E.B. de Mortágua e do Jardim-Escola João de Deus ao edifício dos Paços do Concelho, onde as crianças foram recebidas e brindadas por Vereadores e Funcionários.

A tradição do cantar os Reis tem origem cristã, estando ligada ao episódio da Natividade e da Adoração. Segundo a tradição, nesse dia o menino Jesus, anunciado como o Salvador do Mundo, recebeu a visita de três Reis Magos – Gaspar, Baltasar e Belchior, que lhe foram levar ouro, mirra e incenso. Daí a explicação das ofertas em dia de Reis. Este dia simbólico assinala ao mesmo tempo o final das festividades de Natal e de Ano Novo, sendo a altura em que se desmontam os presépios.

As coletividades do concelho também saíram à rua a cantar, mas as Janeiras, que é uma tradição pagã, provavelmente de origem romana. Os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças que simbolizavam o passado e o futuro. Era o deus que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Invocava-se no início de um novo período, na esperança de serem afastados os maus espíritos. Em sua honra se cantavam então as “janeiras”, cânticos a Janu.

No concelho de Mortágua, como em muitos locais do país, mantem-se essa tradição ancestral, em que grupos de pessoas juntam-se e vão cantar de porta em porta, espalhando alegria e amizade, e desejando votos de prosperidade para o Ano Novo.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade