Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Presidente da CCDRC entregou chaves da nova casa a Amélia Sacras

2019-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Num ambiente marcado pela emoção, Amélia Gomes Sacras recebeu no passado dia 2 as chaves da sua nova habitação, reconstruída na sequência dos incêndios de outubro de 2017. A entrega das chaves foi feita pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte. No ato marcaram ainda presença o Vice-Presidente da CCDRC, Veiga Simão, Técnicos do Município (Obras e Ação Social), empreiteiro e equipa de fiscalização que está a acompanhar as várias obras de reconstrução no concelho.  

A habitação, situada na povoação do Barril, foi reconstruída ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP). A habitação foi entregue mobilada e equipada, sendo de destacar o contributo solidário da empresa Aquinos (mobiliário doméstico), que tem apoiado esta e outras situações no concelho, a que se deve juntar a solidariedade das nossas Associações e da comunidade, nomeadamente através de iniciativas de angariação de dinheiro e bens essenciais.

Em nome da família, o seu filho, António Sacras, agradeceu à CCDRC, na pessoa da Dra. Ana Abrunhosa, o apoio dado à reconstrução da habitação, bem como ao Município de Mortágua, e recordou os momentos de angústia vividos após a tragédia. Não só pela destruição da casa, mas também porque António Sacras viu ainda a unidade industrial onde trabalhava (Pelets Power) ficar totalmente destruída, e por consequência, numa situação de incerteza quanto ao seu posto de trabalho. Mas esta é uma história que tem um final feliz. A casa foi reconstruída e a empresa também retomou a sua atividade normal.

A Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, que já tinha visitado a habitação em fase de obra há pouco mais de um mês, manifestou a sua alegria por ver que a casa está pronta a ser habitada, e com todas as condições de segurança, qualidade e comodidade.

Ana Abrunhosa destacou a ação do Presidente da Câmara e da equipa que está a colaborar com a CCDRC neste processo de reconstrução das habitações no concelho, frisando que os municípios são um parceiro essencial para o sucesso deste programa.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, mostrou-se feliz por ver concretizado o sonho da D. Amélia, que era voltar para a sua casa. “É nestes momentos de aflição que devemos mostrar a nossa solidariedade. Porque ninguém está livre de passar por um evento trágico na sua vida, e nessa altura também vamos querer que nos ajudem”. 

Júlio Norte destacou o papel crucial que a CCDRC, em particular a sua Presidente, Dra. Ana Abrunhosa, no acompanhamento permanente e condução deste programa de reconstrução, mostrando sempre uma grande preocupação, empenho e entusiasmo, assumindo esta tarefa como uma verdadeira missão. Palavras de reconhecimento que estende ao Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, sublinhando a sua ação pessoal e institucional na recuperação do tecido empresarial do concelho que foi afetado”. “Houve aqui um trabalho de equipa, um espírito de cooperação, de entreajuda, entre Município, CCDRC, Governo, e quando assim acontece é possível resolver situações complicadas como aquelas que tivemos”. Deixou também palavras para Amélia Sacras e filhos, pela forma como souberam ser compreensivos e pacientes ao longo deste tempo, até ver chegado este momento. “E deixou o desejo: “Esperamos que todas estas reconstruções tragam uma vida melhor, com mais esperança, e ajude as pessoas a recuperar a sua vida normal e a tranquilidade”.

Júlio Norte refere que o concelho conseguiu revitalizar-se e há sinais de esperança no horizonte. “Demonstrámos que somos um povo de trabalho, lutador, resiliente e solidário, e assim como vencemos outros momentos difíceis no passado, sempre acreditei que iríamos sair mais fortes desta adversidade”.

No concelho de Mortágua são três as habitações que estão a ser reconstruídas sob a alçada da CCDRC. Além da nova habitação, agora inaugurada, estão ainda a decorrer duas reconstruções, situadas nas localidades do Freixo e de Riomilheiro, respetivamente.

Para além destas três reconstruções que ficaram sob a responsabilidade da CCDRC, existem mais 32 em que os proprietários tomaram a seu cargo a execução das obras de reconstrução, que são financiadas mediante a apresentação de orçamento e documentos de despesas. Destes 32 processos, 19 já estão aprovados, e as obras em execução ou em conclusão, enquanto os outros 13 têm a sua aprovação pendente da entrega de documentos.  

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade