Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festa de Natal da Academia Saber+

2018-12-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Teve lugar no passado dia 11, no Centro de Animação Cultural, a festa de Natal da Academia Saber+. Cerca de 40 alunos subiram ao palco para apresentar o espetáculo “O Pai Natal do Avesso”, que constou de momentos de humor, música tradicional e natalícia, e sobretudo muita animação. Mas não foi esquecido o tempo que vivemos, o significado da quadra, como no quadro cénico que representou os sem-abrigo e através das várias mensagens que foram projetadas aludindo aos valores da Paz, União, Fraternidade, Solidariedade, entre outros.

A assistir encontravam-se alunos da Academia, familiares, amigos, entidades municipais, que vibraram com a alegria e o entusiasmo contagiante que passou do palco para o público.

Hélia Duro, professora de inglês na Academia, agradeceu a todos os alunos que participaram na realização deste espetáculo, afirmando que todos foram “incansáveis e fantásticos”. Agradeceu ainda aos colegas que colaboraram na decoração do espaço, iluminação, direção musical, e por fim à Câmara Municipal, que em boa hora promoveu este projeto. E confidenciou: “Eles aprendem connosco mas nós também aprendemos com eles”.

Ricardo Vicente, professor de Música da Academia, agradeceu a presença dos colegas da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, que vieram assistir ao espetáculo, referindo“ este é o espírito de partilha que nós queremos também promover e continuar a fazer”. Nesse sentido, adiantou que a Academia Saber+ também irá deslocar-se às atividades da Universidade Sénior do concelho vizinho, retribuindo este gesto.

No final do espetáculo, uma das Alunas da Academia entregou uma lembrança a cada um dos professores, agradecendo a sua disponibilidade, compreensão e o seu empenho.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, encerrou as intervenções, e agradeceu “o espetáculo proporcionado, a alegria que nos deram, a felicidade que nós levamos daqui”. “Vamos certamente mais ricos e de coração cheio”, disse.

Júlio Norte referiu que a Academia Saber+ é um projeto de aprendizagem, de enriquecimento pessoal em termos de conhecimento, participação cívica, mas é também “um projeto de partilha, amizade, convívio e solidariedade”, ao longo de todo o ano, e não apenas nesta época especial. Sobre a criação da Academia, de iniciativa do Município, justificou: “Se no início, alguns podiam ter dúvidas sobre a importância da existência desta Academia, elas estão há muito dissipadas e hoje são os alunos os primeiros a reclamar a importância deste projeto na sua vida pessoal”.

"Como Presidente da Câmara sinto-me muito feliz, por ver a vossa alegria, as coisas incríveis que conseguem fazer, este ambiente de partilha que souberam cultivar. Esta Academia é vossa”, afirmou. Júlio Norte terminou formulando votos de um bom Natal para todos, com muitas felicidades e muita Saúde.

João Marta está há quatro anos na Academia e encarnou a personagem do Pai Natal nesta peça. “Ao princípio estava um bocado nervoso, mas acho que correu até melhor do que nos ensaios”. Sobre a Academia, fala de uma experiência única: “Adoro andar cá, é formidável, e aprende-se sempre mais alguma coisa”, diz. Quando se inscreveu foi sobretudo com o objetivo de aprender o Inglês e melhorar os conhecimentos de Informática, mas também descobriu um espaço de amizade e convívio. “Somos uma família aqui, todos nos sentimos iguais e são tratados como iguais”.

Entre os alunos que participaram no espetáculo está Richard Lee, um dos vários cidadãos do Reino Unido que frequenta a Academia. Segundo refere, a integração foi muito fácil, porque “as pessoas são muito simpáticas e prestativas”. Há onze anos, Richard e a esposa compraram uma casa em Mortágua, para passar férias. Entretanto reformaram-se e há três anos e meio decidiram fixar-se definitivamente em Mortágua, mais concretamente na localidade de Espinho. “Aqui podemos levar uma vida mais calma. Nós adoramos Portugal, as pessoas, a gastronomia, e esta zona é ótima para viver”. A entrada para a Academia serviu para aprender a falar melhor português. “Nós conhecíamos uma pessoa que ensinava português e foi ela que recomendou que viéssemos para a Academia, como forma de nos envolver na comunidade e assim melhorar também o português”, explicou.

Como em anos anteriores, após a festa, realizou-se o Jantar-Convívio de Natal, a que se associou o Presidente da Câmara e Vereadores, constituindo mais um momento de boa disposição e confraternização, em ambiente familiar.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade