Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mercadinho de Natal trouxe centenas de pessoas à Praça do Município

2018-12-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 9 a sexta edição do Mercadinho de Natal, organizado pela Comissão de Finalistas da Escola Secundária e com o apoio do Município de Mortágua. Durante a manhã e tarde centenas de pessoas passaram pela Praça do Município, fosse com o objetivo de adquirir alguns produtos ali expostos ou simplesmente apreciar o ambiente de festa natalício.

Ao longo das bancas dos 31 expositores estava patente uma grande variedade de produtos, desde logo os doces e bolos tradicionais da quadra, como as filhós, os sonhos, o pão-de-ló, bolo de chocolate, além de compotas, mel, amêndoa caramelizada, ou os crepes e wrafles confecionados na hora, entre outros. Para acompanhar com ginjinha em copo de chocolate, licores, chá e café.

Algumas bancas apresentaram artigos decorativos relacionados com a quadra, como coroas, grinaldas, árvores de Natal, presépios, e outros arranjos natalícios. Finalmente, noutras bancas era possível encontrar uma grande variedade de artigos de criação artesanal, desde brinquedos, bijuteria, rendas, bordados. Quem visita o Mercadinho tem a possibilidade de encontrar prendas de Natal diferentes, originais e únicas; peças produzidas artesanalmente, nascidas da arte e criatividade dos seus autores.

António Coelho, natural de Mortágua, é um dos expositores que participa desde a primeira edição. Trabalha a pedra de xisto, colhida na zona de Mortágua. “É preciso escolher bem a pedra, porque alguma lasca-se facilmente, e depois é uma questão de imaginação e gosto pessoal”. Os presépios e os espigueiros em pedra de xisto são uma imagem de marca da sua banca. A sua esposa, Lia Coelho, que o acompanha nestas andanças, faz trabalhos com base na reciclagem de papel. “Usam-se técnicas de colagem, dobragem, ou tipo cestaria, para montar as peças. Faço caixas para jóias, cestinhos, casinhas com mobília, brinquedos, mas vou sempre criando coisas novas”.

O Centro de Atividades da Sobrosa trouxe os trabalhos em bordado, renda e com técnicas do guardanapo aplicadas a diferentes materiais, como vidro, madeira e tecido. Os trabalhos são elaborados pelos utentes que frequentam aquele Centro. ”A maioria são pessoas de mais idade, mas também temos alguns jovens. Enquanto fazemos os trabalhos vamos conversando, bebe-se um chazinho, e ajuda a passar o tempo. É um bom convívio”, referiu Dulce Castanheira, que pertence à Direção do Centro.

A Morcul, Associação Juvenil, marcou presença pela primeira vez no Mercadinho. Na sua banca, além dos crepes e outros bolos, destacava-se a sua mensagem em prol da defesa do Ambiente. “Quisemos sobretudo chamar a atenção para a importância de reduzir o plástico. Estamos a utilizar copos e pratos de cartão reciclados, talheres de madeira, e trouxemos também caixotes para as pessoas separarem os resíduos”, contou Diana Matos.

E justifica: “o plástico afeta vários ecossistemas, desde o solo, os rios, os oceanos, é um material que tem muita resistência e que quando se deteriora dá origem a micro partículas que são mais difíceis de remover. Por isso quisemos sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem e para a utilização de materiais mais amigos do Ambiente”.

O Mercadinho de Natal, mais do que um simples evento dedicado à venda de produtos da quadra, constitui um espaço de convívio e animação familiar, imbuído do espírito natalício. Para tal contribuíram os divertimentos, como insufláveis e uma pista de gelo, esta uma novidade em Mortágua, que fez a delícia dos mais pequenos.

O Mickey e a Minnie passearam pelo Mercadinho e distribuíram acenos e abraços pelas crianças. Os Pais aproveitaram para registar em fotografia esses momentos de ternura. Foram também muitos os que escolheram dar um passeio de charrete com o Pai Natal e os duendes, vivendo também esta experiência única.

Não faltaram ainda os momentos de animação musical, protagonizados pela Classe Infantil do Coral Juvenil Sílvia Marques, que cantaram e encantaram com as suas vozes harmoniosas, a sua disciplina e postura.

Depois foi a vez da atuação da Banda Jarra Vazia, um quarteto jovem de Mortágua formado por Ana Pardal (voz), Pedro Oliveira (guitarra elétrica), Guilherme Mateus (viola baixo) e David Fernandes (bateria) que interpretou temas de música ligeira e rock.

O Mercadinho de Natal é já um evento emblemático na vivência da quadra festiva na comunidade mortaguense, atraindo também muitos visitantes, nomeadamente dos concelhos vizinhos, que aproveitam para comprar alguns produtos e usufruir de todo o programa de animação.

 

Ver reportagem fotográfica na página do facebook do Município de Mortágua.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade