Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município proporcionou Magusto, Baile e Merenda tradicional a cerca de 200 idosos do concelho

2018-11-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Com o objetivo de comemorar o São Martinho e proporcionar uma tarde bem animada e de convívio, a Câmara Municipal de Mortágua proporcionou, no passado domingo, uma tarde dançante e merenda às pessoas com 65 anos ou mais anos. “São Martinho, Toca a Mexer”, assim se denominou esta atividade de índole sócio-recreativa, que teve lugar no refeitório dos Estaleiros Municipais. Cerca de duas centenas de pessoas aderiram ao convite, cujo programa incluiu Baile, Merenda tradicional e Magusto. 

A atividade inseriu-se no Programa Municipal “Viver Mais. Viver Feliz”, que visa proporcionar momentos de animação, lazer e socialização à população idosa.

A sala previamente aquecida e o calor humano criaram um ambiente aconchegador e fizeram esquecer o dia chuvoso e o frio que se sentia lá fora, constituindo uma boa opção em vez de ficar em casa.

O ambiente de baile ao som de música popular e “pimba”, em que o nosso conhecido Emídio Santos foi o “Dj” de serviço, trouxe animação e vontade de recordar outros tempos, em que se percorriam todos os bailes das redondezas à procura de par para dançar ou até de namorico. Só mesmo quem não podia, por razões de saúde, é que não deu um pezinho de dança, com muitos pares a mostrar dotes de bons dançarinos.

Ao mesmo tempo que decorria o baile, cada um pôde abeirar-se das mesas onde estavam dispostas diversas iguarias.

Uma ementa tradicional que constou de carapauzinhos, sardinha com capa, rojões, chouriça assada, além de frango de churrasco. A sobremesa, por sua vez, constou de Bolo de Cornos e queijo. No final houve ainda caldo verde e as indispensáveis castanhas assadas. Tudo para acompanhar com vinho, jeropiga, sumos e água.

O Presidente da Câmara, Júlio Norte, deu as boas vindas a todos os presentes e dirigiu breves palavras, desejando que todos passassem uma tarde agradável e bem animada, a conversar, a dançar, a conviver e a desfrutar da merenda e magusto. E afirmou que estes momentos de convívio são necessários, sobretudo após um ano tão duro como foi o de 2017, frisando que “a vida não é só trabalho e agruras, precisamos também destes momentos mais leves, de alegria, descontração e diversão”. O Presidente da Câmara e a sua esposa deram o mote ao espírito do convívio, tendo sido o primeiro casal a estrear a pista de dança improvisada.

Maria da Graça, de Vale de Açores, marcou presença pela primeira vez no convívio. “Gostei muito. A gente distrai-se um pouco, ajuda a espairecer, o convívio é muito bom”.

Maria Aurora Simões já tinha participado no ano anterior, gostou e decidiu voltar: “Isto faz bem a todos os idosos, sobretudo à alma, ao coração. A gente esquece as outras coisas, menos boas, e passa aqui uns momentos muito agradáveis”.

Valentim Rodrigues e a esposa participaram pela segunda vez. “É uma tarde maravilhosa, a gente encontra aqui amigos que não vê há muito tempo, é sempre bom fazer-se este tipo de convívios”.

Norberto Nascimento exultou com os momentos vividos nesta tarde diferente. “Este convívio entre os idosos é o melhor que podia haver. É um convívio que alegra o coração, põe o pessoal a mexer, é uma boa iniciativa da Câmara Municipal”.

Ano para ano a iniciativa tem merecido uma excelente aceitação e o agrado dos participantes, que manifestam até o desejo de que haja mais “tardes dançantes” ao longo do ano. No sentido de corresponder a esse desejo, a Câmara Municipal pretende levar a efeito uma nova tarde dançante nos primeiros meses do ano, talvez por altura dos Reis.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade