Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dia do Diploma celebrou e premiou mérito de alunos do Agrupamento de Escolas

2018-11-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 9, no polivalente da Escola Secundária, a Sessão Pública do Dia do Diploma, destinada à entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário no ano letivo 2017/2018.

Na mesma cerimónia e a exemplo de anos anteriores, a Associação de Pais e Encarregados de Educação atribuiu os Prémios de Mérito “Dr. José Assis e Santos” aos melhores alunos do 4º, 6º, 9º e 12º anos. O prémio “Tinos, outorgado por um distinto casal mortaguense, que destaca e premeia o melhor aluno do 12º ano, foi também entregue durante a cerimónia.

A Mesa que presidiu à cerimónia foi constituída pelo Diretor do Agrupamento, Rui Parada da Costa, Presidente do Conselho Geral, Fátima Potró, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, Presidente da Associação de Estudantes, Filipa Ferreira, a que se associou o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, a convite do Agrupamento. A comunidade educativa foi convidada a assistir ao evento, em especial as famílias dos diplomados e premiados, além dos Docentes e Funcionários. A entrega dos diplomas e prémios coube aos Diretores de Turma, representantes da Associação de Pais, Presidente da Câmara Municipal, Diretor e demais elementos da Direção do Agrupamento.

A presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Fátima Potró, referiu que este dia celebra a conclusão de uma etapa importante na vida destes jovens, com o bom sabor a dever cumprido. E que agora iniciam mais um longo caminho, com desafios e obstáculos, mas também pleno de oportunidades, deixando palavras de incentivo e esperança: “Percorram os vossos novos caminhos com perseverança, com coragem, com vontade de fazer, e fazer bem, com competência”.

A presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, referiu que era uma honra poder partilhar este momento que assinala a entrega dos prémios de Mérito “Dr. José Assis e Santos” aos melhores alunos. Lembrou que os prémios (atribuídos pela Associação de Pais) têm apenas como critério objetivo os resultados académicos, ou seja, a média final que os alunos obtiveram. “Estes prémios são apenas um reconhecimento simbólico do vosso empenho mas esperamos também que vos sirva de incentivo para continuarem a dar o vosso melhor”, disse. Referiu ainda que os encarregados de educação, os professores e a comunidade educativa, que os auxiliaram em todo o percurso ”também devem ser felicitados e sentirem orgulho por estes alunos”.

Em representação da Associação de Estudantes, Filipa Ferreira, desejou as maiores felicidades a todos os que começaram uma nova etapa nos seus estudos, e referiu que o objetivo é que todos os alunos possam alcançar o sucesso e sintam a escola como uma casa que os acolheu e proporcionou momentos inesquecíveis. E apelou à colaboração de todos para a realização de um ano letivo cheio de mérito, empenho, dedicação e também de alegrias e bons momentos.

O Diretor do Agrupamento, Rui Parada da Costa, felicitou os diplomados e premiados, e saudou a iniciativa da Associação de Pais de homenagear os melhores alunos. Em termos de balanço do ano letivo anterior, referiu números, cerca de 48% dos alunos que se candidataram ao Ensino Superior obtiveram colocação na primeira opção e 31% na segunda opção. Quanto aos alunos dos Cursos Profissionais, a grande maioria teve entrada direta no mercado de trabalho. Relativamente a estes cursos, adiantou que o nível de empregabilidade é elevado e que a escola continua a ser contactada pelas empresas a perguntar por alunos que já tenham concluído os cursos de Análises Laboratorial e Mecatrónica Automóvel. Estes números levam a fazer um balanço positivo do ano findo, “quer em termos de colocações no Ensino Superior quer em termos de saídas profissionais”. Rui Parada salientou que tão ou mais importante do que formar bons alunos, é formar boas pessoas, bons cidadãos, e desejou felicidades a toda a comunidade educativa no corrente ano letivo.

“Estamos a criar condições para que os nossos jovens tenham um futuro na sua própria terra”

- Júlio Norte, Presidente da Câmara Municipal

O Presidente da Câmara Municipal saudou toda a comunidade educativa presente na sessão, e em especial os Alunos e os Pais, e afirmou que a homenagem ali prestada não era só aos alunos, “é a escola, é a comunidade, é o concelho, que estão também a ser homenageados”. Júlio Norte afirmou que é sempre uma grande satisfação poder partilhar este momento com os Alunos, as Famílias e o Agrupamento. E felicitou a direção do Agrupamento, na pessoa do seu Diretor (Rui Parada), juntamente com Professores e Funcionários, pelo trabalho, dedicação e esforço na prossecução dos objetivos definidos. Felicitou também o trabalho que a Associação de Pais, de forma ativa e interventiva, vem desenvolvendo como elo de ligação entre a comunidade e a escola.  

Aproveitou para dar conta de algumas novidades constantes no Orçamento Municipal para 2019 na área da Educação. “A partir de agora todos os alunos do Ensino Secundário vão ter direito a transporte público gratuito”, além de que as Viagens de Estudo vão deixar de ser uma sobrecarga para as Escolas e para os Pais. Referiu ainda que os alunos que estão a frequentar o Ensino Superior e tenham algumas dificuldades económicas, podem candidatar-se às Bolsas de Estudo atribuídas pelo Município, que no Orçamento de 2019 terão um aumento da dotação global e dos escalões.

E referiu também investimentos nos espaços e equipamentos escolares: “Vamos investir cerca de 40 mil euros na E.B.2/3 para resolver os problemas a nível de climatização e fazer um investimento na ordem dos 150 mil euros na beneficiação da zona envolvente do Centro Educativo. As Piscinas e o Pavilhão, que servem também de apoio às escolas, estão a ser objeto de um conjunto de intervenções”. E frisou: “Tudo isto é feito com o objetivo de melhorar a formação dos nossos alunos e também para que eles se sintam bem nesta “sua casa” e obtenham o melhor resultado final”.

Júlio Norte sublinhou outros investimentos que o Município está a executar, juntamente com os empresários, com o objetivo de criar mais emprego e dar possibilidades aos jovens de virem a ter um futuro em Mortágua, mas avisou os alunos: “como tudo na vida, é preciso trabalhar para atingir os nossos objetivos”. No final dirigiu um agradecimento aos Professores e Funcionários, pelo seu esforço, e deixou uma palavra especial para os “Tinos”, enaltecendo o seu carácter e enorme coração. “Vocês são um grande exemplo para todos nós. Que sejam muito felizes e que continuem a subir muitas vezes a este palco, porque isso é um sinal de que o vosso exemplo permanece nas nossas vidas”.

Prémio de Mérito e Louvor “Tinos”

Instituído no ano letivo 2012-2013 o Prémio de Mérito e Louvor “Tinos” pretende valorizar o melhor desempenho do Ensino Secundário, através da atribuição de um premio monetário no valor de 1.000 euros. Este prémio resulta da generosa iniciativa de dois ilustres mortaguenses, Sr. Abraltino Lobo e D. Albertina Lobo, que demonstram, deste modo, o valor que conferem à formação dos jovens e impulsionam o mérito pelo esforço.

Prémio por Comportamentos Meritórios

Este prémio é atribuído a alunos que se destacam no desenvolvimento de iniciativas ou ações de reconhecida relevância social, e a outros, que levam mais longe o nome da escola. Esta distinção consiste na entrega de um Certificado de Comportamento de Mérito. O prémio contemplou três estudantes que se distinguiram, no ano letivo passado, pela qualidade do envolvimento no projeto “Empreendedorismo nas escolas” e pela forma como projetaram para o exterior uma imagem do Agrupamento de Escolas marcada pelo dinamismo, pela qualidade e pelo mérito que advém da criatividade, do trabalho e da união de esforços. Os jovens João Mortágua, Sara Oliveira e Rafael Coelho, foram os premiados.

Além deste coletivo, foi também distinguido o jovem João Mortágua, reconhecendo a sua dedicação, amizade, acompanhamento e apoio à plena integração do colega Marcelo Rocha.

 

Prémios de Mérito 2017/2018

1º Ciclo do Ensino Básico

Samuel Dinis Duarte Coelho – 4ºA

Dinis Pinto Marques - 4ºB

Ivan Paulo Carreira - 4ºB

Lara Mateus André - 4ºB

Luana dos Reis Simões - 4ºC

Martim Ramos Gomes - 4ºD

Rafael Dias Rodrigues - 4ºD

Tomás Martins Fernando - 4ºD

 

2º Ciclo do Ensino Básico

Eduardo Lourenço Jardim - 6ºB

Mariana Brito Costa - 6º B

 

3º Ciclo do Ensino Básico

Letícia Simões Lopes - 9ºA

 

Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos

João Miguel Fernandes Martins - 12ºA

 

Ensino Secundário Profissional

Rodrigo Ferreira da Silva - 12º D+E

 

Prémio “TINOS”

João Miguel Fernandes Martins - 12ºA

 

Prémios por Comportamento Meritório

João Ricardo Carvalho Mortágua -12-A | Empreendedorismo

Rafael Vicente Coelho - 12ºA | Empreendedorismo

Sara Filipa Faia Oliveira - 12ºA | Empreendedorismo

 

João Ricardo Carvalho Mortágua-12ºA | apoio ao aluno Marcelo Rocha

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade