Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua Futebol Clube e Rio Ave celebraram protocolo de cooperação na área da formação

2018-10-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Mortágua Futebol Clube deu um passo importante na área da formação, com a celebração de um protocolo de cooperação com o Rio Ave. A cerimónia teve lugar no passado dia 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas à comitiva do Rio Ave, que integrava o presidente da Direção, António da Silva Campos, o Vice-Presidente José António Pereira, o Coordenador da Formação, Joaquim Jorge, o Diretor de Comunicação, Marco Carvalho, e os jogadores Tarantini (equipa principal) e Diogo Teixeira (Sub-23). A assistir ao ato encontravam-se ainda Dirigentes, Treinadores e Jogadores do Mortágua Futebol Clube.

O Presidente da Direção do Mortágua Futebol Clube, Alberto Fonseca, contou que este protocolo começou a tomar forma após uma Gala do Desporto realizada há uns anos atrás, tendo o Diretor de Comunicação do Rio Ave, Marco Carvalho, que é natural do concelho de mortágua (Felgueira) tido um papel fundamental na mediação entre os dois clubes. Alberto Fonseca agradeceu a confiança, disponibilidade e colaboração do Rio Ave e afirmou que este era um “dia histórico para o clube e um passo importante para o futuro”. E salientou as vantagens deste protocolo com um clube como o Rio Ave, que está normalmente entre os cinco, seis primeiros lugares da 1ª liga: “É uma mais-valia para o M.F.C. mas sobretudo para potenciar os nossos atletas. É a pensar neles que celebramos este protocolo, que tentamos melhorar e dar cada vez mais melhores condições para que realmente consigam concretizar os seus sonhos”.

Deixou ainda agradecimentos ao Município, às Empresas parceiras e aos Pais, pelo apoio que dão ao clube e aos jovens atletas. “Convosco queremos continuar a escrever o futuro”.

O presidente da Direção do Rio Ave, recordou o percurso do clube, que de um pequeno clube amador se tornou num profissional e numa referência no futebol português, com presenças na final da Taça de Portugal, na Liga Europa e classificações nos lugares cimeiros da 1ª Liga. E referiu que esse sucesso se deve à Academia do clube, ao trabalho na formação, “ que envolve diariamente cerca de 500 crianças e jovens nos vários escalões”. O presidente do Rio Ave referiu que as diretrizes e a filosofia do clube assentam em dois pilares fundamentais: “formar homens com princípios cívicos e formar atletas de eleição”. E apontou exemplos: “Temos atletas internacionais nos diversos escalões. O Diogo Teixeira, que está aqui presente, é campeão Europeu sub-19, e como exponente máximo dessa formação temos o Fábio Coentrão, que fez toda a sua formação no clube e chegou ao Real Madrid”. Apontou também Tarantini, que não sendo produto da formação, “é um exemplo enquanto atleta e como ser humano, estando a par do futebol a tirar o seu doutoramento”.

O jogador Tarantini dirigiu palavras aos mais novos que querem alcançar o sonho de vir a ser um jogador profissional, afirmando que esse sonho pode ser concretizado, mas também lembrou que a carreira de futebolista é curta. E deixou um conselho: “Há oportunidades na vida que só acontecem uma vez e foi isso que se passou comigo. Agarrem essa oportunidade quando ela surgir”.

Na qualidade de anfitrião, o Presidente da Câmara saudou os representantes do Rio Ave e todos os atletas ali presentes. Júlio Norte enalteceu o gesto nobre de uma instituição e clube com a dimensão do Rio Ave, afirmando que se trata de um exemplo de humildade e de solidariedade vindo de um dos principais clubes da 1ª Liga.

“É um clube que nos últimos anos tem tido uma projeção extraordinária, que tem vindo a discutir os primeiros lugares, a ir à Europa, a ter campões, e é importante aprender com quem tem mais experiência”, disse. E agradeceu publicamente a Marco Carvalho, mortaguense e Diretor de Comunicação do Rio Ave, que tem sido um elo de ligação entre os dois clubes.

Júlio Norte salientou o investimento que o Município tem feito no desporto concelhio, quer ao nível das infraestruturas quer dos apoios à atividade dos clubes, criando condições para que haja mais jovens a praticar desporto. “Hoje temos instalações desportivas dignas de que nos podemos orgulhar”, afirmou, salientando que o desporto é fundamental para uma vida saudável e também para a formação pessoal. E apontou o exemplo de Tarantini, “que tem sido um campeão na vida, um bom exemplo do que deve ser um desportista, e ainda um exemplo fora das quatro linhas, como homem e como cidadão”.

E afirmou que este protocolo não representa apenas uma aproximação entre dois clubes, “mas também entre dois concelhos e duas comunidades”. Concluiu felicitando os dois Clubes e formulando votos: “Espero que esta cooperação possa dar frutos no futuro e que daqui a alguns anos possamos estar aqui a dizer que em boa hora foi assinado este protocolo, que valeu a pena”.

O protocolo, com a duração de dois anos, define os termos da colaboração entre os dois clubes na modalidade do futebol, prevendo a participação de atletas do M.F.C. em torneios e outras atividades no âmbito de promoção e fomento do futebol de formação, bem como em colóquios, seminários e ações de formação. O Rio Ave facultará aos atletas pertencentes aos quadros de formação do M.F.C. o acesso ao Estádio dos Arcos, para assistir aos jogos de futebol da equipa sénior (com exceção dos jogos com Benfica, Porto, Sporting, Braga e Guimarães).

O M.F.C. obriga-se a disponibilizar atletas dos seus quadros para observação pelo Rio Ave, bem como a autorizar a inscrição ou transferência de atletas para integrar qualquer das equipas do emblema de Vila do Conde. Está também prevista a participação de equipas do Rio Ave em torneios organizados pelo Mortágua Futebol Clube.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade