Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Escritora Manuela Ribeiro levou os seus contos a crianças e adultos

2018-10-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A escritora Manuela Ribeiro dinamizou várias sessões de promoção da leitura junto de alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, na semana de 15 a 19 de outubro, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal.

As “Histórias da Manuela”, assim se designou esta atividade, decorreu nos espaços da Biblioteca Municipal, Centro Educativo e Jardim-Escola João de Deus.

A escritora levou algumas das suas histórias até ao público escolar, bem como aos idosos do Lar Residencial e utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (Santa Casa da Misericórdia), aos idosos do Lar da Cruz. Houve ainda uma sessão de leitura no Mercado Municipal, aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Alimentação. 

Manuela Ribeiro é licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado os 2º e 3º ciclos. Possui ainda o Curso de Língua Italiana, pelo Instituto Italiano de Cultura e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur” em Utreque, Países Baixos. No âmbito dos seus conhecimentos linguísticos fez numerosos trabalhos de tradução para empresas e editoras.

Começou na arte da escrita muito cedo, primeiro os romances juvenis e livros de aventuras, depois vieram os livros para os mais pequenos. “Um Rapto em Londres” foi a sua primeira obra publicada, que viria a ser premiada nas Olimpíadas da escrita. A partir daí os livros foram surgindo de forma natural, um atrás do outro, e nunca mais parou.

Além de escrever, adora contar as “suas histórias”, no meio das pessoas, na rua. A inspiração vai buscar à realidade, ao quotidiano, e às suas vivências pessoais. “Sei como é que as histórias começam, mas nunca como evoluem e muito menos como acabam. O final é sempre uma surpresa para mim”, refere.

A escritora gosta de escrever as suas histórias à mão, de rasurar e acrescentar nas entrelinhas, e diz que não se imagina sem um bloco e uma caneta por perto. Gosta do cheiro dos livros e de virar as páginas, não sendo adepta de escrever ou ler no computador.

Algumas histórias abordam temas sérios, como as Diferenças, a Igualdade, a Amizade, as Alterações Climáticas, os Hábitos Saudáveis, os Afetos, a Adoção, ou a vida agitada dos nossos tempos, sensibilizando crianças, pais e educadores.

Manuela Ribeiro já publicou 21 livros, alguns dos quais integram as listas do Plano Nacional de Leitura, estando recomendados para apoio a projetos de Educação para a Cidadania - 1º/2º anos. É autora dos romances juvenis “Hora de Acordar” e “Eu sou bom mas não me gabo”, das coleções “Aventuras de Miguel e Ricardo”, e “Para os mais Pequenos” (que inclui os títulos “A plantinha dos meus Pais” e “História que há de ser”. É também autora dos livros de poemas “Uma Letra, mil Palavras” e “Versos para meninos que comem sempre a sopa toda”.

Atualmente dedica-se inteiramente à atividade literária e a dinamizar sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o país.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade