Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ministro do Planeamento presidiu à inauguração das instalações reconstruídas e renovadas das empresas Morpneus e Pellets Power

2018-10-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Decorreu no passado dia 10 a inauguração das instalações, reconstruídas e renovadas, das empresas Morpneus e Pellets Power, que tinham ficado totalmente destruídas nos incêndios de outubro do ano passado.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, foram convidados a descerrar uma placa alusiva à inauguração, colocada na fachada das novas instalações da Morpneus. Um gesto que simboliza o renascer e a nova vida da Morpneus.

O Ministro Pedro Marques, aquando da primeira visita que efetuou às duas empresas, há cerca de um ano, tinha deixado a promessa de voltar a Mortágua para ver as empresas a laborar nas novas instalações.

Na visita à Morpneus, além do Ministro do Planeamento e Entidades Locais, estiveram ainda presentes o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nélson de Souza, e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa. Mas acima de tudo, muitos amigos da gerência, que fizeram questão de marcar presença neste dia de grande emoção.

A Morpneus começou a laborar uma semana após o incêndio de 15 de Outubro, em instalações provisórias situadas no Parque Industrial, cedidas pela empresa Ceragês. Essa decisão permitiu à empresa manter-se em atividade e manter os postos de trabalho. Na próxima segunda-feira a empresa irá mudar-se para o seu espaço original e para instalações construídas de raíz. A (re)construção representou um investimento de 571.844,02 euros, com o apoio do Estado no valor de 152.608,49 euros.

Seguiu-se a visita à Pellets Power, que retomou a sua atividade plena no passado mês de setembro, após 11 meses de inatividade produtiva. O reinício da atividade desta empresa é muito importante para a economia local e regional, por várias razões. Desde logo, pelo número de postos de trabalho que emprega, cerca de 40, e depois porque exporta praticamente 100 % da produção. Além disso, a empresa tem essencialmente a madeira de pinheiro e de eucalipto como matéria-prima para a produção dos pelets, e nesta fase pode ajudar a escoar a madeira queimada pelos incêndios, compensando parte dos prejuízos.

É de sublinhar que nenhuma das empresas perdeu um único posto de trabalho, o que demonstra um grande sentido de responsabilidade social.

O Presidente da Câmara Municipal prestou homenagem aos empresários Jorge Silva e Fernando Portelada, sócios-gerentes da Morpneus, e ao Engº Lima Rebelo, administrador da Pellets Power, referindo que são exemplos de luta, resiliência e solidariedade. “São uma lição para todos nós, poucos seriam capazes de fazer o que eles fizeram, depois de ver tudo destruído, não baixaram os braços e pensaram nos postos de trabalho, nas famílias. Temos de estar-lhes muito gratos e reconhecidos”.

Júlio Norte referiu o duplo sentimento neste dia, por um lado, de felicidade e emoção por ver as empresas reerguidas, a funcionarem, por outro, traz à memória aquela tragédia, quando passa precisamente um ano. “Não é fácil esquecer, vimos o “monstro” devorar uma parte significativa do concelho, da nossa floresta, empresas destruídas, pensávamos que nalguns casos seria o fim, que algumas empresas não iriam sobreviver, mas felizmente nada disso aconteceu. Os nossos empresários não desistiram, e com o apoio da CCDRC, da sua presidente e da sua equipa, do Município, e o forte incentivo do Senhor Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, conseguimos, todos juntos, ultrapassar esta fase muito difícil. Agora é tempo de seguir em frente“.

O Ministro Pedro Marques referiu que o Programa Repor, lançado para apoiar a reposição da atividade produtiva das empresas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, aprovou mais de 140 milhões de euros de investimento, e que tal apoio permitiu salvar 3 mil postos de trabalho, ou até criar adicionalmente outros postos de trabalho.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade