Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ministro do Planeamento presidiu à inauguração das instalações reconstruídas e renovadas das empresas Morpneus e Pellets Power

2018-10-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Decorreu no passado dia 10 a inauguração das instalações, reconstruídas e renovadas, das empresas Morpneus e Pellets Power, que tinham ficado totalmente destruídas nos incêndios de outubro do ano passado.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, foram convidados a descerrar uma placa alusiva à inauguração, colocada na fachada das novas instalações da Morpneus. Um gesto que simboliza o renascer e a nova vida da Morpneus.

O Ministro Pedro Marques, aquando da primeira visita que efetuou às duas empresas, há cerca de um ano, tinha deixado a promessa de voltar a Mortágua para ver as empresas a laborar nas novas instalações.

Na visita à Morpneus, além do Ministro do Planeamento e Entidades Locais, estiveram ainda presentes o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nélson de Souza, e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa. Mas acima de tudo, muitos amigos da gerência, que fizeram questão de marcar presença neste dia de grande emoção.

A Morpneus começou a laborar uma semana após o incêndio de 15 de Outubro, em instalações provisórias situadas no Parque Industrial, cedidas pela empresa Ceragês. Essa decisão permitiu à empresa manter-se em atividade e manter os postos de trabalho. Na próxima segunda-feira a empresa irá mudar-se para o seu espaço original e para instalações construídas de raíz. A (re)construção representou um investimento de 571.844,02 euros, com o apoio do Estado no valor de 152.608,49 euros.

Seguiu-se a visita à Pellets Power, que retomou a sua atividade plena no passado mês de setembro, após 11 meses de inatividade produtiva. O reinício da atividade desta empresa é muito importante para a economia local e regional, por várias razões. Desde logo, pelo número de postos de trabalho que emprega, cerca de 40, e depois porque exporta praticamente 100 % da produção. Além disso, a empresa tem essencialmente a madeira de pinheiro e de eucalipto como matéria-prima para a produção dos pelets, e nesta fase pode ajudar a escoar a madeira queimada pelos incêndios, compensando parte dos prejuízos.

É de sublinhar que nenhuma das empresas perdeu um único posto de trabalho, o que demonstra um grande sentido de responsabilidade social.

O Presidente da Câmara Municipal prestou homenagem aos empresários Jorge Silva e Fernando Portelada, sócios-gerentes da Morpneus, e ao Engº Lima Rebelo, administrador da Pellets Power, referindo que são exemplos de luta, resiliência e solidariedade. “São uma lição para todos nós, poucos seriam capazes de fazer o que eles fizeram, depois de ver tudo destruído, não baixaram os braços e pensaram nos postos de trabalho, nas famílias. Temos de estar-lhes muito gratos e reconhecidos”.

Júlio Norte referiu o duplo sentimento neste dia, por um lado, de felicidade e emoção por ver as empresas reerguidas, a funcionarem, por outro, traz à memória aquela tragédia, quando passa precisamente um ano. “Não é fácil esquecer, vimos o “monstro” devorar uma parte significativa do concelho, da nossa floresta, empresas destruídas, pensávamos que nalguns casos seria o fim, que algumas empresas não iriam sobreviver, mas felizmente nada disso aconteceu. Os nossos empresários não desistiram, e com o apoio da CCDRC, da sua presidente e da sua equipa, do Município, e o forte incentivo do Senhor Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, conseguimos, todos juntos, ultrapassar esta fase muito difícil. Agora é tempo de seguir em frente“.

O Ministro Pedro Marques referiu que o Programa Repor, lançado para apoiar a reposição da atividade produtiva das empresas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, aprovou mais de 140 milhões de euros de investimento, e que tal apoio permitiu salvar 3 mil postos de trabalho, ou até criar adicionalmente outros postos de trabalho.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade