Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Open de Ténis Juiz de Fora foi um sucesso. Município apoiou o evento, que juntou convívio e competição

2018-10-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu nos passados dias 29 e 30 o I Open de Ténis Juiz de Fora, numa organização conjunta da Fundação INATEL e da Secção de Ténis do Sporting Clube de Vale de Açores, e com o apoio do Município de Mortágua e da Vibraténis. Foram 45 atletas a disputar três quadros de diferentes níveis competitivos (ATP, Challenger e Future), num total de 55 encontros durante os dois dias de prova.

Relativamente aos resultados, a final do escalão Future (dedicado aos mais jovens), colocou frente a frente Daniel Ribeiro e Tomás Fernando, com o primeiro a sair vencedor com os parciais de 5-4 e 4-1. No Challenger, Jorge Rodrigues levou a melhor sobre Leandro Moreira, com os parciais 7-5 e 6-1. Na final ATP defrontaram-se Pedro Gonzalez e Vasco Mangana, com este a triunfar com os parciais de 6-4 e 6-3. Os jogos foram disputados nos courts municipais, situados do Parque Verde e junto à zona escolar.

Filipe Lourenço, Coordenador do INATEL Viseu, referiu que este Open de Ténis integra um conjunto de atividades desportivas que a Fundação INATEL (distrital de Viseu) está a promover, a que deu a designação de “Aventura e o Popular no Desporto”, a decorrer entre 1 de setembro e 11 de novembro. O evento combina atividades mais populares (Malha, Damas) com outro tipo de desportos, sendo desenvolvido em parceria com Associações Locais e com o apoio dos Municípios. “Achámos que era interessante fazer algo na área do ténis, em colaboração com o Sporting Clube de Vale de Açores, que é filiado na Fundação INATEL, e tivemos todo o apoio quer da Associação quer do Município”, explicou o Coordenador do INATEL Viseu.

Francisco Gonzalez, diretor técnico da Secção de Ténis do SCV.Açores, referiu que este torneio constitui acima de tudo um convívio desportivo dos atletas, uma vez que não tem carácter oficial. Estiveram presentes alguns atletas do quadro ATP, como Vasco Mangana, Pedro Gonzalez, Gustavo de Sale, Pedro Paixão, que participam no circuito oficial, e fizeram questão de marcar presença neste torneio, ao lado de praticantes amadores.

A Secção de Ténis do SCVA conta atualmente com cerca de 30 atletas. “Temos alunos desde os 3 anos de idade, que estão no pré-ténis, que é a fase de sensibilização para a modalidade, e depois todos os restantes escalões, sub-10, sub-12, sub-14,sub-16, sub-18, séniores e veteranos”. Alguns atletas da Secção estão a participar no circuito nacional: “Tivemos há pouco tempo um atleta no top 10 de Portugal, que foi o Pedro Gonzalez, e temos agora o Tomás Fernandes que fez também o “qualifying” do campeonato nacional”.

No final do torneio procedeu-se à entrega de lembranças a todos os atletas e de um troféu aos atletas finalistas de cada escalão. Foi ainda entregue o troféu fair-play, que contemplou Joaquim Santos, natural de Mortágua, o participante de mais idade no torneio (69 anos) e praticante da modalidade há cerca de 25.

O presidente da Secção de Ténis, José Gonzalez, agradeceu aos participantes, ao INATEL e em especial à Câmara Municipal, por todo o apoio que tem dado à Secção e ao desenvolvimento da modalidade.

Em nome do Município, o Vereador Paulo Oliveira felicitou a Fundação INATEL e a Secção de Ténis do Sporting Clube de Vale de Açores por terem dado as mãos na organização deste evento. E enalteceu a dedicação que Francisco Gonzalez e a “família Gonzalez” em geral tem dado no crescimento e na dinamização da modalidade do ténis em Mortágua, contribuindo para o aumento do número de praticantes e a obtenção de excelentes resultados.

Dirigiu ainda uma palavra de agradecimento ao INATEL, e em particular ao seu Coordenador Distrital, ali presente, saudando esta reaproximação do INATEL a Mortágua. “A relação entre as duas entidades foi-se perdendo ao longo do tempo, fomos sentindo o INATEL afastado de Mortágua, e felizmente verificamos que há uma mudança, que esse ciclo está a ser invertido, e este evento é um sinal disso mesmo”, afirmou. E manifestou a abertura e disponibilidade do Município para colaborar nesta e noutras iniciativas do INATEL, seja no contexto desportivo ou cultural.

Dirigiu ainda um agradecimento aos atletas participantes, que vieram de vários pontos do distrito e da região, dizendo: “são sempre bem-vindos, sintam-se bem neste concelho, que é muito acolhedor e gosta de receber bem quem nos visita”.

Aproveitou o momento para informar que a Câmara Municipal tem projetada a construção de um terceiro campo de ténis e a colocação de um segundo balneário de apoio, o que permitirá uma maior disponibilidade em termos de treinos e jogos. Neste torneio, por exemplo, foi necessário limitar o número de inscrições e mesmo assim houve jogos que foram disputados já em período noturno.

O Open de Ténis Juiz de Fora contou com o apoio do Município de Mortágua, Vibraténis e Águas Caldas de Penacova.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade