Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurado Pavilhão Oficinal do Ensino Secundário (Cursos Profissionais)

2018-09-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - variante Mecatrónica Automóvel, passaram a contar, desde o início do ano letivo, com instalações próprias.

As instalações foram oficialmente inauguradas no passado dia 26, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte. No ato simbólico marcaram ainda presença responsáveis da Direção do Agrupamento de Escolas, Professores, Funcionários, Diretor do curso (Prof. José Marques), docentes da área técnica do curso (Engº André Marques e Engº. Ricardo Pereira), e os 39 alunos inscritos no presente ano letivo.

A construção do Pavilhão Oficinal, instalado na área da Escola Básica 2.3, foi totalmente financiada pelo Município. O Agrupamento de Escolas, por sua vez, adquiriu o novo equipamento instalado, destinado à formação prática.

Diferentemente dos cursos teóricos, o curso de Mecatrónica Automóvel não pode funcionar em contexto de sala de aula normal, exige um ambiente de trabalho e condições funcionais adequadas que permita aos alunos aplicar os conhecimentos. Este Pavilhão constitui, por isso, uma mais-valia para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

O curso de Manutenção Industrial - variante Mecatrónica Automóvel começou a funcionar em 2013, como curso profissional do Ensino Secundário. Desde então já foram formados cerca de meia centena de alunos.

O curso, de três anos, integra um estágio profissional em contexto real de trabalho, numa empresa, com a duração total de 600 horas. Para esse efeito, a Escola Secundária tem parcerias estabelecidas com empresas do concelho e da região. O Curso confere uma dupla certificação, académica e profissional (de nível 4), possibilitando o acesso mais direto ao mercado de trabalho e garantindo ao mesmo tempo o prosseguimento de estudos no Ensino Superior, se o aluno assim o desejar. Pode, por exemplo, seguir uma das várias áreas da Engenharia, variante Mecânica, Eletrotécnica, Mecatrónica, que possuem idêntico perfil.

Curso com elevada taxa de empregabilidade

A criação deste curso teve em conta, por um lado, as necessidades crescentes de técnicos qualificados na área do diagnóstico e manutenção (mecânica, industrial, automóvel, entre outras), e por outro, as excelentes perspetivas em termos de rápida inserção no mercado de trabalho.

É um Curso que tem associado uma elevada taxa de empregabilidade, de praticamente 100%, sendo a grande maioria dos alunos convidados a ficar nas empresas no final do estágio. “No ano passado todos conseguiram, com relativa facilidade, colocação no mercado de trabalho, alguns tiveram até mais do que uma oferta de colocação, e as nossas expetativas é que continue assim nos próximos anos”, referiu o Prof. José Marques, diretor do curso.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, agradeceu o apoio dado pela Câmara Municipal, que assegurou o financiamento na construção, e afirmou que este era “um dia especial”, para os alunos de Mecatrónica, para os Docentes do curso, para os Diretores de Turma e para toda a comunidade escolar de Mortágua. “É um espaço onde vão poder aprender coisas novas, aprender com mais qualidade e desenvolver competências para poderem vir a ser grandes profissionais”, afirmou.

O Presidente da Câmara, Júlio Norte, referiu que este investimento municipal representa acima de tudo um investimento nos jovens e no seu futuro, pessoal e profissional: “Nem todos os jovens querem seguir o ensino formal. Alguns jovens, se não tivessem esta opção formativa, mais técnico-prática, provavelmente já teriam abandonado o sistema de Ensino. Por isso mesmo, é importante que haja esta opção formativa que lhes dá motivação para continuar e chegar mais rapidamente ao mercado de trabalho. Estes alunos quando terminam o Curso têm praticamente emprego garantido, porque estamos a falar de uma área de futuro”, disse.

Júlio Norte deixou o seguinte conselho aos alunos: “aproveitem esta oportunidade, têm agora melhores condições para poderem desenvolver a vossa formação, e tentem adquirir o máximo de competências”.

Lembrou que existem várias empresas no concelho que, neste momento, estão a ampliar as suas unidades e outras a instalar novas unidades, e que vão precisar de técnicos qualificados. “As empresas também têm todo o interesse na vossa evolução”.

Júlio Norte salientou que a aposta na Educação, na Formação qualificada dos jovens, é fundamental para o desenvolvimento e futuro do concelho.

E finalizou: “O espaço já existe, as condições estão criadas, agora é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar para alcançar os objetivos”.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade