Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Vidraria de Mortágua apresentou nova tecnologia na produção de vidro duplo

2018-09-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Vidraria de Mortágua, instalada no Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, realizou no passado dia 14 um “Open Day (dia aberto) que serviu para dar a conhecer aos seus clientes a sua nova tecnologia na produção de vidro duplo, denominada “super spacer”.

No lançamento do novo produto marcaram presença parceiros comerciais/clientes, a representante do IAPMEI, Dra. Helena Nunes, consultores, e convidados. Após um “briefing” em que foram apresentadas as características e vantagens “energéticas” do novo produto, seguiu-se uma visita às instalações fabris da empresa, orientada pelos Administradores José Pires, Nuno Morais e Humberto Moniz, que permitiu observar os mais recentes investimentos implementados e as valências adquiridas.

Desde 2014 a empresa investiu cerca de 10 milhões de euros, entre ampliação de instalações fabris e aquisição de novos equipamentos. Este ano começou a funcionar o maior forno de têmpera existente em Portugal, com as dimensões de 7,20m, x 3,30m. O ano passado a empresa investiu numa linha de serigrafia para vidro duplo.

A tecnologia “Super Spacer” é a mais recente novidade da empresa. “Neste momento somos o único fabricante deste produto na Península Ibérica em termos industriais”, referiu, José Pires, Sócio-Administrador da empresa.

Além do investimento tecnológico, a empresa investe também na melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores. “Fizemos um seguro de saúde para os colaboradores, que pode ser associado aos seus familiares mais próximos e com um desconto de 50 %. Por outro lado, estamos a investir em meios de apoio à movimentação do vidro dentro da fábrica, porque cada vez mais os vidros são maiores e temos de facilitar a vida aos colaboradores”, explicou.

Atualmente a empresa emprega 92 colaboradores, mais 17 do que tinha há cerca de ano e meio. “Nós vamos terminar este investimento, pensamos que estará finalizado em março de 2019, e agora vamos consolidar, assentar ideias, mas continuando sempre a evoluir para apresentar as melhores soluções aos clientes. Um projeto estruturante como este não se faz todos os anos”. O mais recente projeto de investimento, iniciado este ano e com conclusão prevista até ao 1º semestre de 2019, compreende uma nova linha dedicada à produção de vidro até 8000x3300mm numa lógica end-to-end; uma linha de corte 8000X3300mm e forno HST; Software – Sistema de gestão produtiva c/ sistemas interconectados – sensores/monitorização em real time das máquinas e sistemas preditivos; criação de nova marca própria para os produtos diferenciadores atuais. Trata-se de um investimento na ordem dos 2,2 milhões de euros. À semelhança das duas anteriores candidaturas já efetuadas e concretizadas, este projeto conta com o apoio do Portugal 2020.

Com este investimento, a empresa posiciona-se na vanguarda quer em termos de capacidade de produção quer de inovação.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, convidado a associar-se ao evento, destacou a estratégia de crescimento e inovação da empresa, que em contraciclo à crise dos últimos anos, nomeadamente no setor da construção, duplicou a área fabril, investiu na aquisição de novos e modernos equipamentos, criou mais postos de trabalho, sendo hoje uma empresa de referência e de topo na área da produção de vidro plano, a nível nacional e da Península Ibérica. “Estes empresários tiveram coragem, arrojo, andaram para a frente, investiram, cresceram, enquanto outras empresas estavam a travar, a abrandar, e acabaram por cair. E hoje é tão-só a empresa tecnologicamente mais evoluída na Península Ibérica na área do vidro plano”.

Júlio Norte destacou a aposta da empresa, não só na inovação em novos produtos, mas igualmente na eficiência energética, possuindo o maior parque fotovoltaico instalado numa unidade industrial em Portugal. “Enquanto representante desta comunidade tenho de estar muito satisfeito e sentir orgulho de ter em Mortágua um empresa deste nível, com estes empresários, que estão a inovar, a criar postos de trabalho, a gerar riqueza e a liderar o mercado nacional nesta área”, afirmou.

Inovação: O Super Spacer

Trata-se de um produto inovador, ideal para fachadas envidraçadas e com elevada eficiência energética, resistência à humidade e durabilidade acima de qualquer produto do mercado. “Tem um elevado coeficiente energético, muito superior ao separador de alumínio, que é o que existe atualmente. São caraterísticas muito importantes para as pessoas que vivem nalgumas regiões, que enfrentam climas extremos, no verão e inverno”, explicou José Pires.

As suas caraterísticas garantem um maior frescura no verão minimizando a transmissão térmica, e mantendo, assim, o ar fresco dentro da divisão, e um calor agradável no inverno pela distribuição homogénea do vidro, preservando o calor no interior da divisão.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade