Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Novo ano letivo arrancou com total normalidade e algumas novidades.

2018-09-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O ano letivo arrancou no passado dia 17 (segunda-feira) para todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

No dia 14 tiveram início as aulas para o Pré-Escolar e 1º ano do Ensino Básico. O início do ano letivo decorreu com a maior normalidade, com praticamente todos os professores colocados.

No ano letivo 2018-2019 estão matriculados 888 alunos, distribuídos pelos vários níveis de ensino: 133 no Pré-Escolar, 232 no 1º Ciclo, 140 no 2º Ciclo, 174 no 3º Ciclo e 147 no Secundário. No ensino Técnico-Profissional estão matriculados 62 alunos. Relativamente ao ano letivo anterior há uma ligeira descida no número de alunos matriculados (menos 36), sendo que é nos 1º e 3º Ciclos que se registam as maiores diminuições.

O Presidente da Câmara Municipal, o Diretor do Agrupamento e o Coordenador da Escola Básica de Mortágua, receberam os Alunos e os Pais na Escola Básica / Centro Educativo, no primeiro dia oficial de aulas.

No dia 17, no polivalente da Escola Secundária, teve lugar a habitual Sessão Solene de Boas-Vindas aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário. Na Mesa que presidiu à Sessão marcaram presença o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, a Subdiretora Maria José Pinto, as Adjuntas da Direção, Dolores Pinto e Carla Assis, e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró. À semelhança de anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, foram também convidados a associarem-se a este momento marcante para a comunidade, que é o início do novo ano escolar.    

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Profª Fátima Potró, afirmou que é um privilégio receber os alunos no início de cada novo ano escolar, que simboliza um novo tempo e ciclo, de novas aprendizagens, procuras, conquistas e laços. “Só têm de acreditar no que valem, porque agora neste tempo novo que se abre, os mares onde terão de navegar exigirão grande perícia, para que cada um de vós consiga alcançar sempre um “Cabo da Boa Esperança”. No final, desejou aos alunos “um ano letivo pleno de realizações pessoais, sucesso académico e momentos muito felizes”.

Em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Valente, referiu que era uma honra e um privilégio poder partilhar esta nova etapa “nas vossas e nas nossas vidas”, frisando que há toda uma comunidade de pessoas e Instituições, incluindo Município, Professores e Funcionários, “que trabalha diariamente para vos dar o melhor”. E dirigiu uma palavra de incentivo aos alunos: “Nós, Pais e Encarregados de Educação, o que desejamos é que aprendam o máximo e aproveitem da melhor maneira o tempo de escola”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, dirigiu uma saudação a todos os alunos, e em especial, para os que frequentam, pela primeira vez, aqueles dois estabelecimentos de ensino (EB 2.3 e Escola Secundária). Dirigiu depois uma saudação para os professores, com palavras de confiança no seu trabalho: “Conheço o nosso Corpo Docente, sei que vão continuar a dar o máximo e a fazer o melhor por estes alunos. Aqui os professores trabalham bastante, como noutros lados, mas aqui eu sou testemunha disso”, afirmou. Não esqueceu os Funcionários, enaltecendo a sua dedicação, o seu esforço, referindo que eles fazem parte da “equipa” e são um elo fundamental de ligação aos alunos.

E agradeceu o apoio que o Município dá às escolas, dando como exemplo o investimento municipal na construção do Pavilhão de Mecatrónica e os melhoramentos a realizar na área envolvente do Centro Educativo, que terão início brevemente. Deu ainda conta das principais novidades que vão ser implementadas no presente ano letivo, destacando a flexibilidade curricular nos anos iniciais de cada Ciclo, ou seja, 1º, 5º, 7º e 10º anos, com a introdução de novas áreas ou disciplinas.

A finalizar, formulou o desejo de que os alunos tenham sucesso mas vincou que para alcançar esse objetivo é preciso estudar, trabalhar. “Nós estamos aqui para vos ajudar a ter sucesso, mas vocês têm de se esforçar”, ressalvou.

 

Pavilhão de Mecatrónica está concluído.

Melhoramentos na área envolvente ao Centro Educativo.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou os alunos e afirmou que tudo foi preparado para que tenham um ano de sucesso. Dirigiu também um cumprimento à Direção do Agrupamento, na pessoa do Diretor, Dr. Rui Parada, sublinhando o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos no sentido de criar as melhores condições para o êxito dos alunos. Dirigiu ainda palavras para os Professores e Funcionários e afirmou que os bons resultados só se conseguem com o “esforço de todos”, num trabalho de equipa.  

Aproveitou para informar que vão ser realizados, a breve prazo, melhoramentos na área envolvente do Centro Educativo, com arrelvamento de algumas zonas e instalação de novos equipamentos. Relativamente ao Pavilhão da Mecatrónica, destinado a este Curso Profissional, esclareceu que o mesmo está concluído e equipado, falta apenas executar um acesso exterior, devendo ficar pronto a funcionar nos próximos dias. Para a Escola Básica 2.3 também estão programados alguns melhoramentos, nomeadamente a nível do ar condicionado.

Júlio Norte afirmou que o Município está a criar bases para o futuro dos jovens, a criar condições para que tenham mais possibilidades de emprego, e mais tarde não precisem de emigrar, como aconteceu com muitos jovens licenciados num passado recente. “Estamos a criar mais emprego e a trabalhar para o vosso futuro. Hoje o mercado de trabalho é global, mas naturalmente gostaria que fossem vocês a ocupar esses postos de trabalho e não pessoas vindas de outros concelhos. Mas isso depende muito do vosso esforço”.

E exortou os alunos para que comecem já a pensar no que querem seguir, no que os realiza, em termos profissionais, porque o futuro constrói-se a partir da escola.

“Nós queremos que tenham um futuro com o máximo de conhecimento, de competências adquiridas, mas acima de tudo queremos que sejam felizes, que se sintam bem nesta escola, que venham com alegria e motivação, porque a escola é também a vossa casa”, disse. E finalizou com os habituais votos: “um bom ano para todos”.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade