Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ecovia do Mondego. Grupo de trabalho reuniu em Mortágua

2018-07-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A primeira reunião do grupo de trabalho para a criação da Ecovia do Mondego decorreu no passado dia 23, em Mortágua, com a presença de técnicos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões, Municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, bem como da entidade adjudicante para a elaboração do projeto de execução, a Focus Group.

A Ecovia do Mondego é um projeto de parceria das duas CIM`s e dos três municípios envolvidos, e representa um investimento superior a 600 mil euros, tendo sido objeto de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal. A intervenção vai permitir criar um troço ciclável com cerca de 40 km de extensão, ligando a estação ferroviária de Santa Comba Dão até aos limites do concelho de Penacova, atravessando os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

A via pretende ser um prolongamento da Ecopista do Dão, sendo um passo decisivo para concretizar uma previsível e estratégica ligação entre a Ecopista do Dão e a Figueira da Foz – Ecopista do Mondego, nomeadamente através do troço já previsto entre Coimbra e Figueira da Foz, por forma, a médio/longo prazo, tornar ciclável o eixo estruturante Viseu – Figueira da Foz. A par de uma também prevista intervenção na Ecopista do Vouga, entre Viseu e Aveiro, permitirá constituir um circuito fechado na Região Centro em conjunto com o troço da Eurovelo 1, entre Aveiro e Figueira da Foz.

O potencial turístico desta Ecovia é complementado com os vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na zona, ao permitir a interligação entre as praias fluviais, zonas preparadas para atividades náuticas, como exemplo a Albufeira da Aguieira e a praia fluvial de Penacova, e pontos de elevado interesse ambiental, geológico e paisagístico como a Livraria do Mondego, fazendo desta via ciclável uma das mais belas de Portugal.

Este projeto, intermunicipal, constitui-se como absolutamente estruturante para a valorização turística destes municípios, contribuindo para aumentar a visibilidade a nível nacional e internacional deste território enquanto destino turístico de excelência de Cycling & Walking, estando perfeitamente alinhado e conectado com a iniciativa Portuguese Trails, do Turismo de Portugal, que comunica internacionalmente as atividades de Turismo de Natureza.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade