Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alerta para os perigos da Vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax)

2018-07-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Como é do conhecimento público, há três anos foi detetada a existência de ninhos de Vespa asiática ou Vespa velutina (Vespa velutina nigrithorax) na área do concelho, tendo desde logo a Câmara Municipal definido um plano de vigilância e controle, por se tratar de um problema que afeta a segurança e saúde da população, além dos elevados prejuízos que pode causar na atividade económica do concelho (apicultura). A implementação desse plano já levou à destruição de centenas de ninhos, minimizando a sua propagação.

Numa fase inicial esses ninhos estavam sobretudo localizados em zonas altas, nomeadamente nas copas de árvores. Nos últimos tempos, no entanto, têm sido detetada a existência destes ninhos a baixa altitude, como arbustos, barreiras, anexos de habitações, além de ninhos enterrados ou perto do solo, de que tem resultado um aumento do número de pessoas que foram atacadas por estas vespas por, inadvertidamente, terem pisado, tocado ou se aproximado em demasiado do ninho.

Estas vespas podem ser muito agressivas se sentirem o seu ninho ameaçado. A sua picada provoca uma dor dolorosa e potencialmente alérgica. Quando a picada é situada numa zona sensível, como o pescoço, é sempre conveniente dirigir-se a um Centro de Saúde. Os casos de alergia não são frequentes, mas no caso de fazer alergia deve ligar ao 112 ou dirigir-se de imediato a um Centro de Saúde ou Hospital. No caso de picadas múltiplas, por exemplo em resposta a perturbação de um ninho de grande dimensão, deve procurar socorro urgente, mesmo não sendo a pessoa alérgica, devido à quantidade de veneno que pode afetar órgãos vitais, inclusivamente a longo-prazo.

A Vespa velutina apresenta um comprimento médio de cerca de 2,5 cm e distingue-se de outras espécies de vespa habituais no nosso País (vespa crabro/europeia e vespa comum) pelo facto de possuir a face e as pontas das patas amarelas, o tórax escuro, e o abdómen também escuro com uma fina faixa amarela e apenas um segmento amarelo no penúltimo segmento.

Os seus ninhos têm uma forma redonda ou em pêra e apresentam abertura lateral, ao passo que nos ninhos de vespa europeia o orifício de entrada/saída está situado na parte inferior.

Face a esta alteração na localização dos ninhos e consequente aumento do risco de contacto com humanos, torna-se necessário elevar o nível de alerta da população, no sentido de tomar especial atenção e cuidado nas operações florestais e agrícolas, desde logo quando haja sinais de vespas ou ninhos de vespas na proximidade. Em tal situação, devem as pessoas afastarem-se de imediato do local. O que é totalmente desaconselhável é perturbar ou tentar destruir o ninho pelos seus próprios meios, porque o que vai originar é um ataque massivo das vespas, com consequências imprevisíveis. O melhor é pedir ajuda para que se certifique do tipo de ninho em presença e caso seja identificado como ninho de vespa asiática, se proceda à sua destruição por uma equipa especializada, com total segurança.

A Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, tem vindo a acompanhar e a fiscalizar este problema, desde que foi referenciado no concelho, e conseguido excelentes resultados em termos de eliminação de ninhos (mais de 300 o ano passado), prevenção e controle da propagação desta espécie invasora.

Numa parceria com o Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, foram ainda colocadas armadilhas que permitiram capturar milhares de vespas-rainhas e evitar a formação de novas colónias.

Não sendo caso de alarmismo, na medida em que a situação está sob controle e tem uma monitorização constante, é no entanto necessário um cuidado reforçado e seguir as recomendações, desde logo a imediata comunicação de qualquer ocorrência ao Serviço Municipal de Proteção Civil (231 927 460), para se atuar em conformidade.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade