Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Sociedade 



Mais de 700 séniores do concelho visitaram Parque Nacional da Peneda-Gerês

2018-07-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Realizou-se no passado dia 12 o tradicional Passeio dos Idosos do concelho de Mortágua, promovido pela Câmara Municipal, que contou com cerca de 740 participantes. Este ano o Passeio teve como destino a zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês, caracterizada pela beleza natural, a biodiversidade e a riqueza do património arqueológico, geomorfológico e cultural.

A visita à região fez-se por duas das cinco “Portas” de entrada no Parque: a Porta do Mezio (Arcos de Valdevez) e a Porta do Lindoso (Ponte da Barca). Estas “Portas” funcionam como centros de receção, informação, e de promoção de atividades de educação e interpretação ambiental. A etapa da manhã, com passagem pelo interior da Vila de Arcos de Valdevez, terminou num dos parques que integram a Porta do Mezio, onde teve lugar o almoço. Neste parque foi possível visitar o Parque da Biodiversidade, onde estão representadas espécies da flora autóctone, e o Centro de Interpretação dedicado ao mundo rural, onde se podem observar objetos e meios que se utilizavam antigamente na agricultura.

Após o almoço seguiu-se no roteiro a aldeia do Soajo, com as suas ruas de pedra e casas de granito, o Largo do Eiró com o seu pelourinho (Monumento Nacional), e sobretudo um imponente conjunto de 24 espigueiros de construção granítica, situados num ponto alto, e com uma magnífica vista para a serra. Ao longo do trajeto foi possível observar os cavalos selvagens (garranos) e as vacas da raça Cachena, que deambulam livremente junto às estradas e encostas da serra.  

A viagem prosseguiu até ao Lindoso (outra das portas de entrada no Parque Nacional), com passagem ao longo do rio Lima, Central Hidroelétrica do Alto do Lindoso, e visita ao castelo, fundado no séc. XIII. O interior do castelo possui núcleos museológicos, como sala de Armas na Torre e o Forno Comunitário, assim como achados arqueológicos pré-históricos. O castelo oferece vista para um núcleo de espigueiros de pedra, 67 no total, sendo o maior núcleo do género entre os vários que existem na região do parque.

Apesar da viagem longa e do calor, a generalidade dos participantes gostou do passeio, desde logo pelas paisagens, mas também pelo convívio e a descoberta de mais um pedacinho deste belo Portugal.

“Para quem não conhecia estes locais, como era o meu caso, vale sempre a pena participar nestes passeios. Já conhecia Ponte da Barca, mas esta zona era-me totalmente desconhecida”, contou Celso Duarte, de Riomilheiro.

Mabília Vaz, do Freixo, destacou a aldeia do Soajo e os espigueiros: “Gostei muito de ver, para este lado do Gerês não conhecia nada, é uma zona muito bonita”.

Manuel Batista, do Galhardo, apreciou o passeio e os locais visitados: “Vou muito satisfeito, gostei de tudo”.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, e os Vereadores Paulo Oliveira e Eusébio Ferreira, acompanharam a comitiva, bem como Funcionários do Município, enfermeiras do Centro de Saúde e da Santa Casa da Misericórdia.

O Passeio dos Idosos é uma organização da Câmara Municipal de Mortágua e integra o programa “Viver Mais. Viver Feliz”. Este programa promove atividades lúdicas e socioculturais que visam o bem-estar, socialização e qualidade de vida da população sénior do concelho.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Porque Vale a Pena Viver em Mortágua2018-09-13
Município vai apoiar a obra com 100.000 euros2007-10-31
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade