Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Andebol 4 Kids. Torneio interconcelhio juntou equipas de Mortágua, Tondela e Nelas.

2018-05-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Campo da Gandarada foi palco, no passado dia 12, do Torneio Interconcelhio do Andebol 4 Kids, tendo contado com a participação de nove equipas (6 masculinas e 3 femininas), em representação dos municípios de Mortágua, Tondela e Nelas. Habitualmente utilizado para a prática do futebol, o Campo da Gandarada transformou-se em vários mini campos de andebol, com dezenas de crianças a colorirem o relvado, num ambiente de grande entusiasmo e alegria.

Neste encontro interconcelhio estiveram presentes três equipas de Mortágua, duas das quais (uma masculina e outra feminina) ficaram apuradas para a fase distrital.

O Andebol 4 Kids é um projeto promovido pela Federação de Andebol de Portugal, envolvendo numa parceria a Associação de Andebol de Viseu, o Município de Mortágua e o Agrupamentos de Escolas, que tem como finalidade divulgar e incentivar a prática do andebol na comunidade escolar (1º Ciclo do Ensino Básico).

O projeto teve início em 2014 e atualmente conta com 20 municípios aderentes no distrito de Viseu, envolvendo um total de 14 mil crianças. O projeto desenvolve-se nas escolas, inserido na Atividade Física, sob a orientação dos professores da Atividade Física e Desportiva das AEC.  

Anualmente é realizado o Festand - festa do andebol, com a participação de todas as crianças do 1º ciclo do ensino básico, numa primeira abordagem à modalidade. O projeto desenvolve-se com torneios inter-turmas envolvendo as crianças do 3º e 4º ano, a partir dos quais são formadas as equipas que vão participar nos torneios interconcelhios, culminando depois na final distrital.

Neste quadriénio foram introduzidas algumas novidades. Em vez de duas passou a haver três equipas por cada concelho (duas masculinas ou mistas e uma feminina) e na fase distrital em vez de 12 passaram a estar representados os 20 concelhos, cada um com duas equipas (uma masculina ou mista e outra feminina).

Joaquim Escada, Presidente da Associação de Andebol de Viseu, marcou presença no evento, e referiu que “as associações e federações têm a responsabilidade de trazer os jovens para o desporto”. Segundo este responsável, as escolas são um local privilegiado para desenvolver o desporto, porque têm os equipamentos, os professores, as crianças, e portanto, as condições necessárias para criar hábitos de prática desportiva regular nas crianças e jovens, seja qual for a modalidade.

Para além do fomento da prática desportiva, refere que este projeto pode ajudar na dinamização dos clubes já existentes, permitindo alargar a base da formação, e até na criação de novos clubes de andebol. “Atualmente em Mortágua não temos andebol, mas já existiu um clube, e nós gostaríamos que voltasse a ter”.

No final do encontro, o Vereador Municipal, Paulo Oliveira, e o Subdiretor do Agrupamento de Escolas, Rui Alcino, fizeram a entrega de um troféu simbólico a cada equipa e distribuíram medalhas por todos os atletas. No Campo da Gandarada assistiu-se a uma grande jornada de desporto e convívio, que promoveu valores como o espírito de equipa, o companheirismo, o fair-play.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade