Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Protocolo. Ecovia do Mondego vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

2018-05-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Foram assinados contratos de financiamento para a criação de três novas vias cicláveis, entre as quais a Ecovia do Mondego, que irá fazer o prolongamento da Ecopista do Dão, e ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

A apresentação dos projetos e a assinatura dos contratos decorreu numa cerimónia em que estiveram presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e os Presidentes de Câmara abrangidos pelos três projetos.

A assinatura dos contratos de financiamento no âmbito da linha de apoio à valorização do Interior – Programa Valorizar, permite o início do processo de elaboração de projetos e lançamento de concursos para a sua execução.

Apontada como a maior ecopista da Europa, que irá ligar o interior ao litoral, estas três vias ciciáveis vão contribuir para potenciar o desenvolvimento e a economia da região, e responder a uma procura cada vez maior ligada ao turismo de natureza, aos “trails”, utilizando meios suaves de deslocação, como a bicicleta.

A Secretária de Estado do Turismo afirmou tratar-se de um “momento histórico” para a afirmação do Centro como um destino internacional que quer descobrir-se e descobrir o país. O Ministro da Economia referiu que estes projetos permitem afirmar o país como um destino turístico durante todo o ano, e não apenas em termos sazonais, captando novos vetores turísticos e novos turistas que podem dar um contributo fundamental para o desenvolvimento do Interior.

O projeto da Ecovia do Mondego é uma parceria das CIM´s Dão Lafões e Região de Coimbra e tem como principal objetivo a valorização turística dos três territórios, potenciando os fatores diferenciadores existentes nesta região, com as suas paisagens, património e produtos endógenos.

A Ecovia do Mondego terá início na estação ferroviária de Santa Comba Dão, atravessando o concelho de Mortágua até ao limite do concelho de Penacova, numa extensão aproximada de 40 km. Irá depois ligar à Ecovia Eurovelo1- Rota Costa Atlântica, que vai acompanhar o vale do rio Mondego, numa extensão de 90km, constituindo um passo decisivo para a concretização estratégica da ligação entre a Ecopista do Dão e a Figueira da Foz, por forma, a médio prazo/longo prazo, tornar ciclável este eixo estruturante.

Na mesma cerimónia foi também assinado o protocolo para a criação da Ecopista do Vouga, que irá ligar Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, numa extensão de cerca de 60 km. Pretende-se que a Ecopista do Vouga seja ligada posteriormente à Ecopista do Dão e Ecovia do Mondego, criando um corredor que se pode tornar na maior ecopista contínua da Península Ibérica.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade