Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças do 1º Ciclo e Pré-Escolar formaram “Laço Azul Humano”

2018-04-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, cerca de 400 crianças do 1º Ciclo e Pré-Escolar do concelho formaram um gigante “Laço Azul Humano”. Um gesto simbólico para (re)lembrar que todas as crianças têm direito ao bem-estar e a ser protegidas, e consciencializar para a importância de se alertar e prevenir as situações de abuso sobre as mesmas, sejam de ordem física, psicológica, emocional, ou de negligência.

Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na Infância e Juventude, que se assinala a nível nacional e internacional, decorrendo durante este mês uma campanha de sensibilização através da “Campanha Laço Azul”. Mais uma vez a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mortágua (CPCJ) e o Município de Mortágua aderiram à iniciativa, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade em geral, com o objetivo de sensibilizar e alertar para esta problemática. Este ano a campanha decorre sob o lema “Cuidar e Proteger ajuda-nos a crescer”.

A formação do “Laço Humano” teve lugar no passado dia 26, no recinto exterior do Centro Educativo, junto ao polidesportivo, com as crianças vestidas com uma t-shirt azul e transportando balões da mesma cor (o azul é a cor associada à campanha e ao Mês da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância). No final procedeu-se à largada dos balões, com as crianças a extravasarem uma enorme alegria. Toda a comunidade escolar, incluindo Professores, Educadoras e Funcionários, participou na iniciativa.

Na parte da manhã, as crianças assistiram a um espetáculo de magia, apresentado pela Companhia Chapitô. Um espetáculo que juntou ilusão, fantasia e divertimento. Algumas crianças subiram ao palco para ajudar a fazer alguns truques, quais pequenos mágicos. Truques com cartas, cordas, lenços, ou os famosos números da pomba e do coelho, causaram espanto e fizeram vibrar as crianças.

As crianças viveram este dia com enorme entusiasmo e alegria, partilhando emoções e momentos felizes.

Durante o mês decorreram ainda ações de sensibilização para a comunidade, como a distribuição de flyers e colocação de laços azuis nos estabelecimentos de ensino e edifício dos Paços do Concelho. Estas ações pretendem consciencializar as famílias, a comunidade em geral, para a necessidade de prevenir os maus tratos na infância, e para a promoção e proteção dos direitos das crianças. Transmitir a mensagem de que devemos estar atentos e que "não podemos ficar indiferentes!".

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, prendeu uma fita azul à antena do seu carro em sinal de alerta e protesto contra os maus tratos de que foram vítimas os seus netos. A ação ganhou notoriedade e expandiu-se à escala global e o laço azul é, atualmente, símbolo desta luta.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade