Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Turismo 



“Lampantana” vai ter direito a Confraria. Apresentação pública decorrerá no mês de Maio.

2018-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Mortágua vai ter uma Confraria da Lampantana, tendo já sido celebrada a escritura pública de constituição. A criação da Confraria é a concretização de uma ideia/projeto que nos últimos anos foi ganhando força e que contou com o incentivo e apoio da Câmara Municipal.

Durante vários meses foi desenvolvido um trabalho preparatório por uma comissão instaladora, que conduziu à aprovação dos Estatutos.

A Confraria será uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, e terá a responsabilidade de promover a Lampantana no país e no estrangeiro, enquanto património gastronómico local, realçando o seu significado histórico, o seu interesse cultural, turístico, económico; promover a divulgação, investigação e preservação deste património gastronómico nos seus variados aspetos (receituário, modo de confeção tradicional, produtos usados, relações com a arte popular, história, usos e costumes das populações); zelar pela sua autenticidade; bem como organizar a realização de eventos, encontros gastronómicos, ou apoiar iniciativas, que contribuam para promover este ex-libris da gastronomia de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a criação da Confraria representa um passo da maior importância na afirmação e promoção da Lampantana, enquanto valor cultural, patrimonial, económico e turístico. “Uma entidade como a Confraria pode ter aqui um papel extraordinário, desenvolvendo todo um conjunto de iniciativas relacionadas com a preservação, divulgação e promoção deste produto ex-libris do concelho. Não tenho dúvidas de que a Confraria será um forte contributo no sentido de dignificar e elevar cada vez mais o nome da Lampantana, conferindo-lhe um estatuto e uma projeção maior, na medida em que estará focada neste produto. Além disso, há o prestígio que advém da admissão de personalidades públicas, dos mais variados domínios da sociedade, que serão embaixadores da Lampantana”.

Confrades Fundadores, Efetivos e de Honra

Os associados da Confraria tomam a designação de “Caçoilos” no caso dos homens e “Caçoilas” no caso das mulheres, numa alusão ao recipiente de barro onde tradicionalmente é assada a Lampantana. Podem ser “Caçoilos” e “Caçoilas” quaisquer cidadãos e/ou pessoas, nacionais ou estrangeiras, desde que apreciados os seus méritos e sejam propostos por três “Caçoilos” à Direção, que por sua vez submete à Assembleia Geral para aprovação, pela maioria dos seus membros.

Estão previstas três categorias de sócios. São considerados Sócios fundadores, as pessoas singulares ou coletivas, que formaram a comissão fundadora da Confraria, ou seja, aqueles que assinaram a escritura pública de constituição da Confraria e participaram nas eleições dos primeiros Órgãos Sociais.

Os Sócios Efetivos podem ser pessoas singulares ou coletivas propostas por três caçoilos, devendo a sua admissão ser confirmada por deliberação da Assembleia Geral.

Os Sócios de Honra são cidadãos e/ou pessoas coletivas públicas ou privadas, de reconhecido mérito, propostos pela Direção à Assembleia Geral, mediante aprovação por maioria de dois terços desta.

Os símbolos da Confraria são o Traje, a Insígnia, o Estandarte, o Logótipo, e o Cajado de Entronização. O uso do Traje e da Insígnia é obrigatório nas reuniões do Capítulo e nas atividades de representação da Confraria. O Capítulo é a celebração máxima da atividade da Confraria, reúne uma vez por ano, sendo o momento escolhido para a entronização de novos sócios.

Em breve terá lugar a eleição dos Órgãos Sociais. No mês de maio terá lugar a reunião do primeiro Capítulo, que será também o momento da entronização dos Sócios Fundadores, bem como da apresentação pública da Confraria.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.2021-05-17
Falgaroso da Serra vê nascer projeto de Alojamento Local2020-01-31
Município e restaurantes fazem balanço muito positivo do Fim de Semana da Lampantana2018-11-16
Fim de Semana da Lampantana bateu novo recorde. Servidas mais de 3 mil doses durante os quatro dias do evento.2018-11-07
Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.2018-04-06
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade