Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Sarau de Encerramento do Desporto Escolar

2006-06-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Sarau de Encerramento do Desporto Escolar, realizado no passado dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, juntou cerca de 520 crianças das Prés e 1º Ciclo do Ensino Básico no Pavilhão Municipal.


Cerca das 14 horas começaram a chegar as crianças, vindas das várias escolas do concelho. Aos poucos o Pavilhão encheu-se de juventude. A abrir o Sarau, uma surpresa, a presença de um grupo de palhaços. E como era de prever, as crianças foram ao rubro, recebendo os palhaços com uma forte ovação de palmas e uma alegria incontida. As brincadeiras e malabarismos dos artistas, fizeram soltar risos, num espectáculo interactivo, com as crianças a participarem nalgumas coreografias ensaiadas no momento. Depois soou o apito, a indicação para o início das actividades, as quais tiveram que ser distribuídas por escalões etários, dado o elevado número de crianças envolvidas. Cada grupo ia circulando rotativamente pelas várias “estações” e equipamentos de ginástica espalhados pelo recinto. As demonstrações incluíram exercícios de equilíbrio, perícia, manipulação, deslocamentos, ainda jogos pré-desportivos, adaptados a cada faixa etária. Os mais crescidos realizaram exercícios já com um certo grau de dificuldade, como saltos em mini-trampolim e no plinto.
Com todas as crianças em constante movimento, a saltar, correr, rebolar, o Pavilhão mais parecia uma espécie de palco dos “jogos olímpicos infantis”, só que em miniatura. A orientar as actividade estiveram os Técnicos de Educação Física do Município adstritos ao Desporto Escolar, com a colaboração dos Professores, Educadoras e Auxiliares.
Nas bancadas, alguns pais e avós, os que puderam, assistiram à participação dos seus filhos e netos, sentindo com alguma emoção a alegria que eles transmitiam. Foi uma grande festa de movimento, alegria e juventude, com os rostos das crianças a irradiarem felicidade e sorrisos.
No final cada aluno recebeu uma recordação deste dia, um diploma de participação.

Natação e Educação Física compõem o Programa de Desporto Escolar

Este Sarau, que assinala o fim das actividades, constitui uma montra do trabalho realizado ao longo do ano lectivo no âmbito do Desporto Escolar. O Desporto Escolar é um programa de desenvolvimento de actividades físicas, da iniciativa da Câmara Municipal, destinado às crianças do Ensino Pré-Primário e Básico. O Programa, inserido no horário lectivo, abrange as modalidades de Natação e Educação Física. Decorre quatro vezes por mês, alternando semanalmente, entre as Piscinas e o Pavilhão.
Desde 1999 que a Autarquia promove o Desporto Escolar, reconhecendo os benefícios do mesmo no desenvolvimento das crianças, a nível psico-motor, cognitivo e sócio-afectivo. Desta forma está-se a motivar e sensibilizar os jovens, ao longo do seu percurso escolar, para a prática do exercício físico e do desporto em geral, contribuindo para uma vida mais saudável.
“A promoção da actividade física e do desporto é um direito que devemos assegurar, criando condições de acesso para todos, mas é também uma necessidade fundamental em termos de saúde pública. Quando mais cedo incutirmos esses valores e hábitos, melhor, para quando chegarem a adultos já estarem enraizados”, considera o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes. Além disso, acrescenta, o “desporto pode e deve ter também um papel educativo e socializante”




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade