Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festa de apresentação das “Histórias da Ajudaris” na Biblioteca Municipal

2018-03-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 19, na Biblioteca Municipal, a festa de apresentação das “Histórias da Ajudaris`2017”, que contou com a presença de crianças, jovens e adultos. Uma das atividades desenvolvidas pelo projeto Ajudaris é o concurso “Histórias de Encantar”, que se concretiza na edição de livros escritos por crianças e jovens, escolas, com fins solidários. A 9ª edição do concurso “Histórias da Ajudaris” obedeceu ao tema a “Família”.  

As crianças e jovens de Mortágua têm colaborado nos últimos anos com textos e até ilustrações da sua autoria, e este ano não foi exceção. O volume VI da edição de 2017 integrou 3 textos elaborados pelas crianças do Jardim-Escola João de Deus, da Escola Básica/Centro Educativo (4ºB e 4º C) e Escola Básica 2.3 de Mortágua (6ºB), com a orientação dos seus Professores e Educadoras.

Além dos textos, os livros contam com a colaboração de ilustradores, que de forma voluntária e graciosa, ajudam a pincelar as histórias. A pintora e artista plástica Rute Gonzalez, natural de Mortágua, foi uma das ilustradoras que participou na edição de 2017.

A festa foi animada pelas crianças e turmas que participaram no livro, através da leitura dos textos aí publicados. As crianças do Jardim-Escola João de Deus cantaram o seu poema (“O Retrato da parede”), com acompanhamento musical. Em representação das turmas participantes, os alunos do Agrupamento de Escolas leram os textos “A avó do coração” e “Família”, que integram a coletânea.

Os alunos seniores da Academia Saber + também quiseram associar-se à festa solidária e interpretaram uma cantiga popular, acompanhados pelo grupo de cavaquinhos da Academia. O grupo, composto atualmente por 10 executantes, foi criado no presente ano letivo, sendo já um produto da atividade desenvolvida na Academia.

Na Biblioteca Municipal está patente uma exposição com as ilustrações que integraram o volume VI das “Histórias da Ajudaris`2017”. No mesmo espaço pode também ser adquirido o livro, pelo valor de cinco euros, cuja receita reverte para a implementação de projetos solidários da Ajudaris.

O Projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita, à arte e de ajuda aos que mais necessitam. Leitura, Escrita, Ilustração e Solidariedade, unidas.

Trata-se de um desafio anual lançado a escolas para criar histórias com recurso à imaginação e à criatividade, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Todo o resultado é compilado numa obra coletiva que junta contos escritos por pequenos grandes autores, protagonistas desta rede de afetos co-orientados por professores solidários em contexto de sala de aula. Os contos após seleção são pincelados por artistas solidários que dão cor e magia. Uma rede de afetos que dá sentido ao lema “Pequenos Gestos, Grandes Corações”.

Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol de projetos sociais direcionados a famílias e crianças em idade escolar. O projeto incentiva os hábitos de leitura e escrita junto das crianças, desenvolve a sua imaginação e criatividade, ao mesmo tempo que as desperta para valores sociais, como a cidadania e a solidariedade.

A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social. Promover a inclusão e a integração social é um dos seus objetivos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade