Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos da Academia Saber+ aprendem a arte de moldar o barro

2018-03-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Este ano letivo os alunos da Academia Saber+ têm uma nova disciplina, denominada Área-Projeto, em que se desenvolvem atividades essencialmente práticas ou performativas. Uma dessas atividades é a iniciação à olaria, no formato de workshop, em que os alunos são convidados a descobrir a arte de moldar o barro.

Num atelier improvisado, os alunos descobrem a textura do barro e a sua maleabilidade, e aprendem as técnicas básicas desta arte milenar.

O ambiente é marcado pela boa disposição. Em todos sente-se a motivação e o prazer de sujar as mãos, a curiosidade de ver gradualmente um pedaço de massa argilosa, de cor acastanhada, a ganhar forma, tendo sempre a preocupação de não deixar secar o barro enquanto vai sendo moldado.

Maria Aurora Simões é uma das alunas da Academia que quis participar no workshop. “Estou a adorar. É claro que ao princípio as coisas não saem perfeitas, é tudo uma questão de tempo e de prática, mas é gratificante chegar ao fim e ver que conseguimos fazer uma peça, que saiu das nossas mãos”.

Este é o seu segundo ano na Academia: “Dá-nos vida, preenche-nos o tempo e a alma, faz-se convívio, aprende-se, é como viver uma nova vida”, diz.

Idelminda Reis também nunca tinha experimentado trabalhar o barro. “É uma sensação muito boa, estamos concentrados no trabalho que estamos a criar, não pensamos noutras coisas”. Está na Academia pela primeira vez: “Foram as minhas filhas que me recomendaram, também para não ficar tanto tempo sozinha em casa. Estou a gostar muito”.

Julieta Gouveia lembra-se de trabalhar o barro quando andava na escola primária. Desde então nunca mais experimentou. “É um pouco reviver esses tempos da infância”. Sobre a atividade, diz: “É muito agradável, a pessoa está com a mente focada no que está a fazer, é relaxante, como uma espécie de terapia”.

O workshop de Olaria é dinamizado por Debbie Manson e Deirdre Lee, duas cidadãs inglesas, residentes em Mortágua, e conta com a colaboração da empresa New Terracota, situada no pólo industrial de Vale de Borregão, que fornece a matéria-prima. Em Mortágua vive uma pequena comunidade de cidadãos ingleses, alguns dos quais frequentam a Academia. Esta multiculturalidade e integração é uma mais-valia para a Academia e para o concelho.

Debbie, uma apaixonada pelas artes tradicionais, descreve o saudável ambiente que se respira na atividade: “as pessoas estão completamente absorvidas no que estão a fazer, desligam-se de todos os problemas, sentem-se felizes. É como voltar a ser criança”. Por outro lado, salienta, o barro é um material muito simples e versátil, fácil de trabalhar: “pode-se fazer uma grande variedade de coisas, dar largas à expressão livre e criativa”.

Para a grande maioria dos alunos, a Academia representa um mundo de descobertas, de novas aprendizagens, experiências e vivências. Um dos desígnios que esteve na base da criação da Academia Saber+ foi justamente a máxima “nunca é tarde para aprender”, para “saber mais”, para viver novas experiências, além das componentes de socialização, cultura, lazer e cidadania ativa. Aprende-se toda a vida e com tudo o que nos rodeia.

A Academia Saber+ é um projeto do Município de Mortágua, a funcionar desde o ano letivo 2015-2016, tendo como público-alvo a população sénior. Proporciona aulas regulares de Informática, Inglês, Música, Expressões, Cidadania e Património, e desenvolve outras atividades complementares, como visitas temáticas, palestras e formações. A frequência é gratuita.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade