Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Semana da Leitura prestou homenagem ao escritor Branquinho da Fonseca

2018-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu de 5 a 9 de março a Semana da Leitura em Mortágua, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional da Leitura,com o objetivo de celebrar a leitura, a importância do ato de ler e escrever como objeto de prazer, criação e liberdade. A iniciativa pretende envolver as escolas, as bibliotecas, os municípios, a comunidade em geral, em torno do incentivo à leitura.

A Semana da Leitura foi organizada pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua - Rede de Bibliotecas Escolares e contou com várias atividades direcionadas para o livro e a leitura. Este ano a Semana da Leitura serviu para homenagear o escritor, dramaturgo e ficcionista mortaguense Branquinho da Fonseca (1905-1974), filho de um outro grande vulto das Letras e Cultura, Tomaz da Fonseca. Adaptando o tema da Semana da Leitura` 2018 -“Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!”, as atividades desenvolvidas tiveram como mote “Ler! Com Branquinho… a qualquer hora, em qualquer lugar!”, dando enfâse ao legado literário e ao contributo do escritor para a “democratização” do acesso ao Livro e promoção da Leitura.

Como tem sido habitual, a Semana da Leitura culminou com o Sarau da Leitura, que teve lugar no passado dia 9, no Centro de Animação Cultural. No evento participaram Alunos de todos os níveis de ensino (Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário), além de Docentes e Funcionários.

O Sarau teve início com a participação das crianças mais pequenas, do Pré-Escolar, que representaram o conto “Um lobo culto”, uma criação da escritora Becky Bloom.

Seguiu-se a homenagem a Branquinho da Fonseca, protagonizada por alunos do 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário, Professores e Funcionários.

Os alunos apresentaram a biografia do escritor, a sua obra poética e novelística, leram excertos de algumas das suas obras. Não foi esquecida a sua ligação ao movimento literário Presença, juntamente com José Régio e João Gaspar Simões, e o seu papel na criação e dinamização das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Estas bibliotecas móveis (as famosas carrinhas de cor castanha, Citroen HY),entre 1958-2002, levaram o livro às terras mais recônditas do país, permitindo o acesso ao livro às populações mais pobres e isoladas. E foram recordadas algumas das suas palavras, como aquelas ditas numa entrevista ao Jornal da Madeira, em 1973: “Quando escrevo, a minha máxima ambição, a minha primordial preocupação, é escrever bem. Tudo depende da palavra. Exata, rigorosa, insubstituível. Sem a palavra exata não é possível dizer o que mais importa daquilo que se diz. A sabedoria talvez seja isso: o rigor da palavra, encontrar a palavra exata”.A sua obra-prima, ''O Barão'', datado de 1942, é considerada uma das mais notáveis espécimes da novelística portuguesa de todos os tempos. Pierre Hourcade afirmou, numa expressão inspiradora, que Branquinho da Fonseca era “um dos feiticeiros da Literatura Portuguesa».

Vários alunos, docentes e funcionários, leram frases sobre o ato de ler. De como ler pode ter tantos sentidos: conhecer, aprender, descortinar, ampliar horizontes, sonhar, sentir, partilhar, questionar, compreender e reinventar o mundo a partir da nossa condição pessoal. Pode ser romance, história, conto, crónica, enciclopédia, notícia. Ler é viver através das palavras.

Além da leitura e representação, o Sarau contou com vários momentos musicais, de flauta e piano, interpretados por alunos, e temas de raiz tradicional cantados por Docentes e Funcionários.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, agradeceu a presença dos Pais e do público em geral, e felicitou o trabalho de Alunos, Educadoras, Professores e Funcionários, por terem proporcionado um espetáculo e um serão maravilhoso.

O Vice-Presidente da Câmara, Paulo Oliveira, agradeceu o convite do Agrupamento e referiu que o Sarau da Leitura constitui sempre um momento extraordinário, com excelentes apresentações. Louvou o esforço dos alunos, bem como a dedicação dos Docentes e Funcionários, que conseguem dar um pouco do seu tempo para preparar estas iniciativas extracurriculares, dizendo que toda a comunidade escolar estava de parabéns. E saudou o Agrupamento de Escolas, pela sua abertura à comunidade, pela sua participação ativa, de que a Semana da Leitura é tão-só mais um exemplo.

A Semana da Leitura ficou marcada por várias atividades, como a Feira do Livro, que decorreu de 5 a 9 de março, na Biblioteca da Escola Secundária. No espaço da Feira decorreram outras atividades, como o Cantinho da Leitura e um concurso de “quizz” sobre Branquinho da Fonseca. “Ler por aí…” foi outra das atividades realizadas, com momentos de leitura nos refeitórios e salas de aula, dinamizados por alunos.

José Maria Pimentel, escritor, ilustrador e premiado publicitário luso-angolano, marcou presença na Escola Básica/Centro Educativo. Este escritor é também conhecido por ser autor do famoso personagem de animação Vitinho, o qual fez parte de uma série televisiva de grande sucesso transmitida pela RTP.

Numa sociedade em que a leitura digital cresce a um ritmo vertiginoso, incitativas como a Semana da Leitura ajudam a mostrar a diferença entre ler num ecrã e ler num livro, entre um toque táctil e um virar de página com os dedos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade